Conferência do PCdoB reúne mais de 500 participantes em Ribeirão Preto

Plenário da Câmara Municipal lotado, militância decidida, clima unitário e confiança na força da chapa própria para a Câmara dos Vereadores, provocam cálculos políticos entre jornalistas, consultores e demais partidos.

rp2

Mais de 500 pessoas prestigiaram a Conferência Municipal do PCdoB em Ribeirão Preto -SP. Estiveram presentes o dirigente nacional e estadual do PCdoB, André Bezerra, o vereador do PCdoB na cidade de Batatais, Sabará, o vereador do PCdoB em Ribeirão Preto, André Luiz e várias outras lideranças sindicais, estudantis e dos movimentos sociais.

Para André Bezerra, que representou a direção estadual do PCdoB, há disposição do partido de lançar candidatura própria. "Em Ribeirão Preto, uma das cidades mais importantes do estado de São Paulo, o partido mostra que está crescendo, filiando diversas lideranças sociais do município. Todos saem dessa grande conferência com o espírito e a convicção de que é preciso ter uma candidatura a prefeito forte, pois a cidade demanda e a população carece de uma boa administração, de políticas públicas efetivas. Essa conferência entra para a história, pela candidatura a prefeito, pela quantidade de lideranças, pela diversidade e pela participação maciça de filiados ao partido. Ficou claro que o PCdoB está maduro para ter uma candidatura a prefeito", diz André Bezerra.

No informe político apresentado e aprovado na Conferência, o PCdoB de Ribeirão Preto destacou que “a conjuntura externa no momento em que se realiza esta Conferência é marcada por instabilidade e choques de interesses entre grandes potências mundiais. Bombardeios de nações soberanas, deposição de governantes, invasões de território, famílias de refugiados fugindo desesperadamente de sua própria nação, são acontecimentos em choque com o ideal da paz”.

Ainda segundo o informe “o Brasil não está imune a instabilidade do mundo. Essa longa digestão da pior crise econômica desde a Grande Depressão dos anos 30 nos países ricos – faz patinar a economia global e têm contribuído fortemente para o agravamento da crise em nosso país. Além disso, uma confluência de fatores internos agravam os problemas sociais e dificultam a ação política do governo. Enquanto o Governo busca medidas de contingência para o país criar condições de voltar a crescer e se desenvolver, as forças conservadoras apostam no recrudescimento da crise. Em oposição ao Brasil, os grandes e hegemônicos meios de comunicação buscam cultivar no país um terreno fértil para aventuras antidemocráticas de salvadores da pátria”.

Candidatura própria em 2016

O PCdoB disputará a Prefeitura de Ribeirão Preto com candidatura própria. No informe debatido e aprovado pelos militantes o partido ressalta que “queremos debater os temas não pelo critério da polêmica, mas pelo critério da importância. O PCdoB tem um bom diálogo com a oposição, respeita os lideres oposicionistas, mas tem claro que enfileirar-se automaticamente ao lado de um posicionamento estanque hoje, além de enfraquecer a possibilidade de construção de um movimento pluripartidário, favorece a consolidação das forças mais conservadoras no governo e fora dele. Nosso projeto político busca reunir forças, lideranças e partidos para construir o presente e descortinar o futuro. Não entraremos na disputa majoritária com o propósito de olhar para trás. O objetivo será um só: melhorar a qualidade de vida de nossa população e resgatar a importância política, cult ural e econômica de nossa cidade. Além disso, o PCdoB, com o apoio da sociedade, buscará ter a máxima clareza sobre as causas dos problemas que enfrentamos e, principalmente, sobre o lugar aonde queremos chegar".

Alternativas próprias

Com um partido bastante enraizado nas lutas do povo, o PCdoB de Ribeirão Preto tem um leque de nomes em condições de estar a frente do projeto político. Dois nomes, no entanto, ganham destaque pela disposição pessoal e pela capacidade de aglutinação junto a outros partidos e forças sociais: o sindicalista e dirigente estadual do PCdoB, Wagner Rodrigues, e o advogado e ex-presidente da OAB local, Jorge Marcos de Souza. Segundo o informe político, ambos são homens públicos experientes, respeitados e profundos conhecedores da realidade de Ribeirão Preto e comprometidos com os interesses do povo.

O documento político aprovado pela Conferência finaliza afirmando que "há uma cooperação inicial vitoriosa entre o PCdoB e diversos partidos com atuação marcada pelo espírito da unidade e da tolerância e queremos ampliar os horizontes dessa cooperação em 2016. Não devemos nos apoiar nos fatos negativos para construir as nossas relações políticas e alternativas eleitorais. Queremos que essas alternativas sejam construídas a partir do que de positivo construímos. E não foi pouca coisa. O camarada Wagner Rodrigues e o camarada Jorge Marcos de Souza possuem uma trajetória de defesa dos interesses da cidade e da nossa população, onde estabeleceram vínculos muito profundos e uma grande parceria com a multiplicidade de forças políticas e sociais em torno de bandeiras que são universais relacionadas a educação, a saúde, ao meio ambiente, à cultura, ao orçamento, ao esporte, a assistência social, a infraestrutura, ao desenvolvimento econômico, a inclusão e a construção geral de uma vida participativa na cidade”.