Centrais de trabalhadores criam movimento pela retomada do crescimento
Centrais de trabalhadores criaram um movimento pela retomada do crescimento. O objetivo é reunir nesta iniciativa trabalhadores, empresários e organizações da sociedade civil em uma agenda para “Recuperar e Fortalecer os empregos no Brasil”. O encontro que lançou o movimento aconteceu na última segunda-feira (9), na sede do Dieese, em São Paulo, reunindo dirigentes sindicais dos setores de petróleo e gás, indústria naval, construção e engenharia.
Publicado 16/11/2015 19:06

Nos dias 3 e 8 de dezembro acontecem novas atividades em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A participação de todos os atores, entre eles o movimento sindical, que encabeça a iniciativa, entidades e empresas e sociedade civil busca unir forças para “construir acordos nacionais para a transição e sustentação do crescimento econômico”, diz texto do relato sobre o encontro. Na última década o combate à corrupção avançou no Brasil e também paralisou a atividade de algumas empresas de ponta e empregadoras de milhares de brasileiros.
“O Brasil precisa ter mecanismos céleres e eficazes de promover, ao mesmo tempo, a investigação, julgamento e punição dos culpados e criar os instrumentos específicos que permitam aos órgãos responsáveis liberarem a retomada das atividades das empresas nas suas finalidades produtivas”, ressalta o texto do documento do encontro.
A ação do movimento se apoia em quatro proposta fundamentais: retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento social; geração de empregos; destrave dos investimentos em infraestrutura (como o PAC, por exemplo), dos investimentos da Petrobras, recuperação da capacidade produtiva e operacional do setor da Construção e Naval e a preservação e fortalecimento da capacidade de engenharia nacional.
O movimento deverá atuar ainda como um fórum com ampla participação do movimento sindical e promovendo a interlocução com o empresariado e também potencializando o diálogo com a sociedade.
Participaram da reunião no Dieese: CTB,CUT, Força Sindical, UGT, NCST e CSB.
Agenda do movimento “Recuperar e Fortalecer os Empregos no Brasil”
Dezembro
3 de dezembro – Lançamento Nacional do movimento
Local: São Paulo
8 de dezembro – mobilização para o fortalecimento do setor de Petróleo, gás, construção e Naval
Local: Rio de Janeiro