Paraguai: Partido Colorado sai enfraquecido das eleições municipais

Neste domingo (15), quase quatro milhões de paraguaios foram às urnas para eleger prefeitos e vereadores (que em espanhol recebem os nomes de “alcades” e “concejales”) em 250 distritos do país. O Partido Colorado, que venceu as últimas eleições presidenciais e governava a capital Assunção há três mandatos consecutivos, não foi eleito desta vez e perdeu espaço na maioria dos municípios.

Mario Ferreiro - José Molinas

O candidato Mario Ferreiro, da Aliança Juntos Podemos, encabeçada pelo Partido Revolucionário Febrerista, foi eleito prefeito da capital com 50,99% dos votos, contra 40,56% de seu opositor colorado Arnaldo Saramiego. Assunção e a região metropolitana concentram 1,7 milhão dos eleitores de todo o país, e ganhar neste território sinaliza o cenário político para as eleições presidenciais de 2018.

Mario Ferreiro é um apresentador de TV muito famoso no Paraguai e ficou em terceiro lugar durante as últimas eleições presidenciais de 2013, perdendo apenas para o atual presidente, Horácio Cartes, do Partido Colorado, e para Efrain Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) – o responsável pelo golpe parlamentar que depôs Fernando Lugo em 2012.

Para Ferreiro o resultado representa a vontade de mudança dos paraguaios e o esgotamento do Partido Colorado que desde a eleição de Horácio Cartes vem sofrendo com disputas internas. No entanto, boa parte do sucesso da Aliança Juntos Podemos se dá devido à união com o PLRA. Isso significa que o novo prefeito de Assunção pode não representar a mudança que anuncia, por estar diretamente ligado ao partido que articulou o golpe de Estado. Ainda assim, ele qualifica como uma “construção muito inteligente” a atual coalizão. “Saímos de uma situação muito complicada em 2012, a população quer que a oposição se uma para derrotar o projeto hegemônico [Partido Colorado].”

“Temos uma cidade com muitos problemas, mas também com muitas oportunidades”, afirmou.
Ferreiro justifica a união de seu partido com o PLRA dizendo que do contrário seria muito difícil tirar os colorados do poder. “Se esgotou um modelo de grupos que mantiveram os privilégios. Temos grandes desafios pela frente.” Ele garante que seu programa de governo representa uma mudança completa do atual projeto, porém de maneira gradual.

O PLRA venceu em 13 das 19 zonas eleitorais. Mas apesar do resultado desastroso, o Partido Colorado conseguiu se impor em regiões importantes, entre elas em Cidade do Leste, segunda maior cidade do país, capital de Alto Paraná, que faz fronteira com o Brasil e com a Argentina e representa boa parte do PIB devido ao comércio local. Os colorados também conquistaram o governo municipal de Encarnación, considerada a capital turística do país que faz fronteira com a Argentina.