Cenpec: “Estudantes estão ocupando um espaço que é de direito deles” 

A frase é de Cláudia Petri, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Concordam com Cláudia outros especialistas em educação, que acenam positivamente para as ocupações nas escolas estaduais paulistas e consideram “frágil” a argumentação do governador tucano Geraldo Alckmin sobre a relação entre ciclo único e melhor desempenho. 

escolas ocupação

Entrevistada no início desta semana quando houve um pico em ocupações nas escolas estaduais paulistas, que somam aproximadamente 44 nesta quarta-feira (18), Cláudia disse que os estudantes estão fazendo valer a própria opinião e lutando pelo que acreditam. “É isso que a escola tem que fazer na formação desses jovens”, declarou.

Sobre o fechamento de escolas para viabilização do ciclo único, ela ressaltou que no processo pedagógico “não se pode avaliar uma única variável”. Ocimar Alavarse, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), compartilha a mesma opinião de Cláudia e destaca que o levantamento do governo do estado desconsidera o número de alunos por escola e o índice socioeconômico. Ele afirma ainda que Alckmin também está fechando “escolas acima da média, que têm só um ciclo”.

A falta de diálogo do governo do estado com os pais, professores e sindicatos foi citada por Alejandra Velasco, coordenadora-geral do Movimento Todos pela Educação. “A falta de transparência do governo é o principal problema. Não há mapa claro da reestruturação e nem houve diálogo com as famílias”, disse Alejandra. Ela lembrou ainda que o fechamento de escolas estaduais podem causar sobrecarga na rede pública municipal. “Em alguns lugares o estado divide as turmas de fundamental com o município.”

Alesp

Na tarde de ontem foi retirado da pauta de votação requerimento apresentado pelo deputado Carlos Gianazzi (Psol) convocando o secretário de estado da Educação, Herman Voorwald, a prestar esclarecimentos na Alesp sobre o plano de reorganização escolar. A retirada se deu após o deputado do PSDB, Welson Gasparini, pedir vistas.