Músicos uruguaios e venezuelanos homenageiam Alí Primera

Músicos uruguaios e venezuelanos interpretaram canções de amor, combate e esperança em recordação ao cantor Alí Primera, e com guitarra em punho lotaram o Auditório Nacional del Sodre, na capital uruguaia.

Alí Primera - Reprodução

Milhares de pessoas compareceram ao concerto em homenagem a Alí Primera, considerado um dos maiores e mais importantes cantores e compositores da música de resistência da América Latina, conhecido como “o cantor do povo”.

Abraçado à sua guitarra, Daniel Viglieti iniciou a memorável noite que entre canto e prosa recordou encontros do povo uruguaio com o compositor venezuelano. “Tomara que as eleições [legislativas, no dia 6 de dezembro na Venezuela] confirmem a continuidade da revolução bolivariana”, disse.
Daniel tocou em companhia dos jovens venezuelanos Amaranta Pérez, Alí Alejandro Primera, Luis Badaraco, Farid Colmenares e do maestro Jesús Brito.

Alejandro Primera é sobrinho do compositor homenageado e considerou “um prazer” estar na terra de José Gervasio Artigas, Mario Benedetti, Eduardo Galeano e Alfredo Zitarrosa, um dos principais expoentes da música popular uruguaia.

Integraram o show de homenagem a Ali Primeira outros artistas uruguaios, entre eles, José Pepe Guerra, Daniel Lobito Lagarde e Diane Denoir, que falou sobre seu exílio durante a ditadura uruguaia na Venezuela.

Emocionado, o embaixador da Venezuela no Uruguai, Julio Chirino agradeceu a homenagem e afirmou que “Alí está mais vivo que nunca pelas canções que deixou”.