Novo presidente do PCdoB-BH destaca desafios do partido na capital

Novo presidente do PCdoB-Belo Horizonte, Zito Vieira, em entrevista ao Vermelho, analisa o cenário político em Minas e fala dos desafios do PCdoB diante das eleições municipais de 2016, quando o partido pretende crescer mais ainda na capital mineira com candidatura própria.

Zito Vieira é sociólogo formado pela PUC Minas, atualmente é vice-presidente da PROMINAS. Secretário de Organização do PCdoB-MG por 15 anos. Foi Coordenador Estadual da UJS (1987), diretor da UEE (1991/92), Presidente da Fundação Mauricio Grabois seção MG (2009/11). Foi candidato ao Senado em 2010 e Secretário de Esportes de Belo Horizonte (2012).

Vermelho – O Partido realizou um grande processo de mobilização para a 14ª Conferencia Municipal, revelou lideranças e obteve uma expressiva participação na Conferência dos delegados e dos filiados. O que fazer para potencializar essa mobilização?

Zito Veira – De fato, no processo da 14ª Conferencia Municipal, o partido realizou 72 reuniões de base. Mobilizando ao todo mais de 800 filiados para o processo da Conferência. São muitos os desafios que o momento nos impõe para que possamos potencializar essa mobilização que realizamos, uma delas será encontrar, nesse momento, a justa medida entre as linhas de acumulação de força do Partido. O nosso desafio é encontrar um ponto de equilíbrio: fortalecer a nossa presença no parlamento, na disputa institucional, sem perder de vista o enraizamento do partido na luta do povo e nos movimentos sociais. É essa equação que deverá nos guiar.

Quais as primeiras ações do novoComitê Municipal?

Nós temos que, de um lado, preparar o Partido pra enfrentar a disputa eleitoral de 2016 desde já, nós percebemos que na medida em que antecipamos a preparação do Partido para as disputas eleitorais nós alcançamos melhores resultados.
Iremos também fazer um raio x completo do Partido real e planejar a construção de um partido maior, mais influente e enraizado em BH. É preciso estudar cada frente de atividade do Partido nos movimentos sociais. Temos em Belo Horizonte uma ação diversificada no movimento comunitário, de juventude, sindical, na educação, na saúde, mulheres, na universidade, esporte, combate ao racismo, movimento cultural e ambiental. Queremos fazer uma avaliação em cada frente para examinar medidas que possam fortalecer o Partido em cada uma dessas áreas.

Para o PCdoB a política de quadros ganhou centralidade nos últimos anos, “cuidar mais e melhor do Partido”. Como materializar essa insígnia no âmbito do Comitê Municipal?

O desenvolvimento sustentável do Partido exige elaborar uma política de quadros. O Fórum de Quadros de Base da Capital será um instrumento poderoso na ativação de organismos diretamente ligados às lutas do povo e dos trabalhadores. Já a Plenária de Quadros será um mecanismo ágil capaz de oportunizar ao coletivo, informações atuais e rápidas, potencializando o debate politico, constituindo-se como um espaço privilegiado de atualização. À medida queos desafios políticos vão ficando mais complexos, exige do Partido desenvolver seu pensamento politico e fazer propostas. Saber transmitir isso ao coletivo, aos amigos, aos eleitores e aos aliados e a chave para o nosso crescimento.

Para o PCdoB quais são as tendências da eleição de 2016 em BH?

Como sempre, a eleição da Capital será nacionalizada, todas as forças políticas buscarão melhor posicionar-se. O cenário geral da correlação de forças em BH tem como característica principal o enfraquecimento do campo progressista que vem se desenhando desde a eleição de 2014.Contudo, falta nitidez para o campo conservador no plano nacional. Também, ainda não há um candidato mais forte e natural apoiado pelo prefeito municipal. O forte bombardeio sofrido nacionalmente pelo PT e a Presidenta Dilma é a nós prejudiciais, o resultado deste cenário é que nenhuma candidatura do campo da presidenta Dilma e do Governador Fernando Pimentel se apresenta como a mais natural. Por isso, neste estágio da disputa de 2016, o que se apresenta é uma pulverização de candidaturas neste estágio na disputa.

Qual o projeto eleitoral que o PCdoB esta apresentando para a cidade nas eleições do próximo ano?

O PCdoB irá se apresentar na disputa eleitoral para cidade com chapa própria para a disputa majoritária e proporcional.Queremos eleger o novo prefeito de BH e vamos fazer uma bancada com 03 ou mais vereadores. Sendo coerente e perseverante em nossas posições, iremos liderar um novo projeto para a cidade, o Partido conta com lideranças de grande expressão, inclusive eleitoral, para levar à frente tal tarefa, sendo assim poderemos indicar para a disputa majoritária o Deputado Estadual e atual Secretário de Turismo de Minas, Mário Henrique Caixa, o deputado mais votado de Belo Horizonte, bem como o nome daDeputada Federal Jô Moraes já testada em 2008. Articular com todas as forças políticas do campo democrático, dialogando e buscando alianças para a chapa majoritária, com base em compromissos programáticos será o nosso foco e projeto.