Para a Venezuela sair do Mercosul precisa consenso, diz líder do PSUV

O vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela para assuntos internacionais, Rodrigo Cabezas, assegurou nesta segunda-feira (23), que a saída de seu país do Mercosul “precisa de veracidade e consenso”.

Rodrigo Cabezas - Divulgação

Por meio de um comunicado oficial, o dirigente repudiou as declarações do presidente recém eleito da Argentina, Maurício Macri, por ameaçar apelar à aplicação da Cata Democrática para expulsar a Venezuela do Mercosul.

Sustentou que a proposta de Macri “é inaplicável por não ter veracidade e consenso, veracidade porque na Venezuela existe uma clara democracia participativa, protagonizada pelo ovo e garante os Direitos Humanos”.

Para ele, a saída da Venezuela do Mercosul precisa de consenso porque o presidente Macri sabe que esta proposta não têm a concordância de todos os países membros. Até então, o único país a se manifestar contra a Venezuela havia sido o Paraguai, que já ficou afastado do bloco devido ao golpe parlamentar que depôs o presidente Fernando Lugo.

O dirigente venezuelano lamentou que o presidente Macri comece seu governo em franca oposição ao espírito de unidade e integração que o continente alcançou no século 21.

Recordou ainda que a Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos), a Unasul (União das Nações Sul-americanas), a Alba (Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América) e o Mercosul são espaços para o encontro político e a solução de controvérsias de maneira pacífica na região.