Livros debatem profissão e ensino de Sociologia

O sociólogo e escritor Lejeune Mirhan lança, nesta sexta-feira (27/11), na livraria Ideias & Letras, dois livros que tratam da […]

livLej

O sociólogo e escritor Lejeune Mirhan lança, nesta sexta-feira (27/11), na livraria Ideias & Letras, dois livros que tratam da profissão e do ensino da sociologia no Brasil.

Em Mercado de Trabalho e Profissionalização, o escritor resgata a história da regulamentação e do reconhecimento legal da profissão no Brasil. De maneira ilustrada, são apresentadas as diferentes áreas de atuação no mercado. O livro é o primeiro a dedicar-se ao estudo sobre esse tema. São 288 páginas, com prefácios da Profª. Drª. Madalena Guasco Peixoto, da PUC/SP, e do Prof. Edson de Paula Lima, presidente da FITEE. A venda por R$ 40.

No livro Sociologia no Ensino Médio: Desafios e Perspectivas, Lejeune é o organizador dos textos de outros cinco estudiosos e autor do capítulo de abertura"História da luta pela obrigatoriedade do ensino de Sociologia no Brasil" – onde é contada a história da luta de 130 anos pelo ensino de Sociologia nas escolas brasileiras.

Elisabeth da Fonseca Guimarães assina o artigo “As Orientações Curriculares Nacionais, a formação dos professores e as licenciaturas em Ciências Sociais". Ela é professora titular do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, socióloga formada pela Universidade do Vale do Paraíba, com mestrado e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Juliana Mezomo Cantarelli esmiuça o tema "Nas entrelinhas de um veto: uma análise da disciplina de Sociologia no governo FHC". Formada em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com Especialização em Metodologia de Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Sérgio Mattos discute "A implantação da Sociologia pela via legislativa no Brasil". O autor é formado pela Faculdade Medianeira de São Paulo. Foi secretário-geral da Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo (ASESP) e diretor do Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo (SINDSESP).

Shelley Muniz Azambuja Neves de Souza é responsável pelo texto "Em defesa da disciplina de Sociologia nas políticas para o ensino médio entre 1996 e 2007". Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com dissertação sobre o tema de seu texto no livro.

Thiago Ingrassia discute ”A formação inicial de professores de Sociologia no contexto do acesso ao ensino superior". Ele é Sociólogo, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O livro tem 448 páginas e mais um encarte fotográfico com 32 páginas que contêm 80 fotos históricas do período entre 1997 e 2008. Tem prefácio de Ribamar Alves, ex-deputado e autor da Lei que regulamenta a profissão, e atual prefeito da cidade de Santa Inês (MA). Será vendido pela livraria ao preço de R$ 50.

Lejeune Mirhan Xavier de Carvalho é escritor, arabista e professor universitário. Formou-se Sociólogo em 1981 pela PUC de Campinas. É autor de oito livros nas áreas de Sociologia Política Internacional. Entre eles: Conflitos Internacionais num Mundo Globalizado (Alfa Ômega, 2003); Luta Imperialista e a Hegemonia Americana (Alfa Ômega, 2004); Sociologia e Ensino em Debate (Unijuí, 2004); Sociólogos & Sociologia: História das Entidades no Brasil e no Mundo (Editora Anita Garibaldi, 2005); E se Gaza cair… (Editora Anita Garibaldi, 2012); Justiça, Paz e Liberdade para o Povo Palestino (Editora Anita Garibaldi, 2012); O mercado de trabalho e a profissionalização do Sociólogo (Editora Anita Garibaldi, 2015); Relatos de Viagem: Síria e Líbano Editora Anita Garibaldi, 2015).

Serviço:
Data: 27 de novembro (sexta-feira)
Hora: 17h
Local: Livraria Ideias & Letras (rua Sacramento, 202, centro – Campinas/SP – próximo à PUCC Central)