Entidade de Direitos Humanos diz que polícia vê negros como inimigos

Em entrevista concedida nesta quinta (10), dia internacional dos direitos humanos, a rádio nacional AM o conselheiro do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Jorge Eduardo Durão, disse que a sociedade precisa acabar com a polícia militarizada que trata os negros como inimigos.

CPI da Violência contra a juventude negra e pobre em São Paulo - Foto: Gabinete da Deputada Leci Brandão

Segundo ele, a violência constante contra a juventude negra é uma das situações extremamente adversas que existem no Brasil contra os direitos humanos.

“Me revolta ver governadores tentarem explicar para a população a ação isolada, de elementos degenerados que serão expulsos da polícia. Isso não aconteceria dentro da própria instituição se não houvesse um caldo de cultura. É violência institucional e a sociedade precisa mudar”, argumentou Jorge.

Ele não tem dúvidas que esses policiais militares foram criados e trazem no seu dna a marca do escravismo. “Estão treinados para identificar os jovens negros como os inimigos”, completou.

Jorge demonstrou preocupação com o que ele chamou de “forças conservadoras” que estão no congresso nacional agindo no sentido de retroceder com os direitos consagrados na constituição de 88.

“Grande parte da sociedade queria essa mudança e o que confirma o que estou dizendo é que em 88 os constituintes escreveram esse direito. Os direitos humanos hoje são objeto de uma disputa politica muito importante na sociedade brasileira”, avaliou.

Ele ainda ressaltou a necessidade de os cidadãos brasileiros defenderem os direitos que estão na constituição em relação aos direitos humanos. “A sociedade brasileira está diante do imperativo moral de se erguer contra o extermínio da juventude negra”, ressaltou.