Aluno do IFCE cria estação portátil para ajudar agricultura
O estudante Franco Helber, do curso de tecnologia em Mecatrônica do campus de Limoeiro do Norte do IFCE, pesquisou e apresentou um trabalho que pode servir de modelo para outras áreas além da pesquisada. O aluno desenvolveu um projeto unindo agronomia e mecatrônica, sendo um dos destaques do Ceará na última e recente edição do Congresso Norte/Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que ocorreu no Acre.
Publicado 11/12/2015 10:32 | Editado 04/03/2020 16:25

Ele construiu um protótipo de um sistema de produção agrometeorológico portátil, capaz de coletar, armazenar e escrever dados climáticos de umidade relativa do ar, temperatura e luminosidade. Estes parâmetros físicos são registrados e armazenados em um micro cartão de memória disponível em uma placa de desenvolvimento.
Este projeto se desenvolve com a perspectiva de combater os prejuízos e, assim maximizar as plantações agrícolas da região do vale Jaguaribe. Uma das vantagens do projeto é o fato de ele ser portátil, dispensando a compra de vários aparelhos.
Para Helber, o trabalho foi de suma importância para aplicação de conhecimentos adquiridos na sua formação acadêmica. “O desenvolvimento do projeto em conjunto com as agrárias me agregou conhecimentos que não teria só no meu curso”, comentou.
Ele reconhece os desafios e a motivação na busca dos resultados. “O principal desafio foi por conta dos componentes serem de difícil acesso, pois a maioria teve que ser comprado fora do Brasil”, contou, reforçando que a cada etapa, com ajuda de colegas de curso e professores, as fases foram sendo superadas.