Frank Sinatra faria 100 anos neste sábado

Há exatamente 100 anos, nascia Frank Sinatra, uma das maiores estrelas do jazz. Com uma voz marcante e um jeito inesquecível, o cantor norte-americano construiu uma grande carreira, conquistou muitos fãs de todas as idades e suas canções continuam a embalar festas e filmes e a tocar nas mais diversas rádios.

frank sinatra

Nascido em 12 de dezembro de 1915, na cidade em Hoboken, em Nova Jersey, Francis Albert "Frank" Sinatra teve uma infância humilde e bastante influenciada pela sua origem italiana.

Mudando-se para Nova York na década de 1930, Sinatra começou a ganhar fama e reconhecimento após ter estreado como parte do quarteto Hoboken Four e participado de alguns concertos com as orquestras de Tommy Dorsey e Harry James.

Mas foi com a carreira solo que "a voz" foi escutada. Assinando em 1943 um contrato com a famosa gravadora Columbia Records, o cantor tornou-se um ídolo para as "bobby boxers", como eram chamadas as fãs de swing, e lançou seu primeiro álbum, "The Voice of Frank Sinatra".

A partir desse momento, Sinatra teve anos de sucesso e emplacou várias músicas que se tornariam hinos do jazz, como "I've Got You Under My Skin", "Fly me To The Moon", "Strangers in The Night" e "My Way". O músico também lançou grandes discos, como "In The Wee Small Hours", "Songs for Swingin' Lovers", "Only The Lonely" e "Come Fly With Me".

Sinatra também teve uma marcante história no cinema, participando de comédias de Hollywood e até ganhando um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1953, pelo filme "A Um Passo da Eternidade".

Já em relação a sua vida amorosa, o cantor sempre contou com um charme único, dentro ou fora dos palcos. Teve relacionamentos – duradouros ou não – com Nancy Borbato, Ava Gardner, Mia Farrow e Barbara Marx, com quem esteve até sua morte.

Depois de uma tentativa mal-sucedida de aposentadoria em 1971, o norte-americano voltou fortemente ao estrelado com a música "New York, New York", uma declaração à cidade que o acolheu, e relembrou a todos de sua importância e relevância para o mundo da música.

No Brasil, Sinatra realizou um show histórico no Rio de Janeiro, lotando o estádio do Maracanã e levando o público – quase 150 mil pessoas – à loucura. Junto ao compositor carioca Tom Jobim, cujo trabalho realmente impressionou o músico, Sinatra cantou a música "The Girl of Ipanema", ("A Garota de Ipanema").

No dia 14 de maio de 1998, na cidade de Los Angeles, o cantor morreu por causa de um ataque cardíaco. No entanto, mesmo 17 anos depois de sua morte, suas canções continuam vivas.