Cuiabá presente no dia 16

Para defender a democracia e uma nova política econômica e também para exigir punição ao presidente da Câmara dos Deputados, o corrupto Eduardo Cunha, movimentos sociais de Cuiabá promoverão o Ato do dia 16 de dezembro.

 A Frente Brasil Popular, articulação composta dos partidos políticos, movimentos sindicais e populares, está organizado uma série de atividades para o próximo dia 16, quarta feira, tendo como mote a defesa da democracia, expressa na palavra de ordem “DilmaFica” e pelo afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de suas funções.

Em Cuiabá as atividades iniciarão as 4:00 horas da madrugada, no Jardim Vitória, com a distribuição de um folheto e diálogo com os trabalhadores do transporte coletivo. A seguir, a partir das 6:00 horas, serão realizadas visitas em locais com grande concentração de trabalhadores, tais como o Terminal do CPA1, o acesso ao Distrito Industrial e a Praça Maria Taquara.

A partir das 9:00 horas, será montada uma tenda na Praça Ipiranga, com telão e data show, onde serão exibidos depoimentos de personalidades contrárias ao processo de impeachment da presidenta Dilma e outras atrações. No mesmo local também serão realizado distribuição de folhetos, intervenções culturais e será instalada uma grade enjaulando simbolicamente o presidente da Câmara Eduardo Cunha. Esquinas do Centro Histórico também serão ocupadas com painéis e distribuição de folheto.

Uma das "atrações" da manifestação será a prisão simbólica do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, o qual ficará encarcerado em praça pública a partir das 14:00 horas.

A partir das 17:00, iniciará uma atividade centralizada na Praça, com apresentações culturais com artistas regionais.

Segundo Miranda Muniz, presidente municipal do PCdoB e dirigente estadual da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e um dos coordenadores da Frente Brasil Popular “a ideia nossa foi estabelecer uma programação que priorize o diálogo com os trabalhadores e a população em geral no sentido de esclarece-los sobre a necessidade da defesa da democracia, condenando as articulações golpistas de setores ressentidos da oposição, derrotada em quatro ocasiões seguidas, que pretender retornar ao poder utilizando um atalho de um processo de impeachment sem justa causa”.

Já o presidente da CUT-MT, João Dourado, alerta “que é preciso denunciar com vigor essa tentativa golpista. A oposição aproveita as fragilidades do Governo Federal, provocada pela crise internacional, para tentar afastar a presidenta Dilma do poder e restabelecer as políticas neoliberais que tanto prejudicaram o povo brasileiro e, em especial, os trabalhadores. É preciso denunciar que os mesmo que pregam o impeachment são os mesmo que defendem a terceirização sem limites; a flexibilização da CLT para retirar direitos; são contra a Convenção 158 da OIT que não permite as despensas imotivadas; criticam os programas sociais tais como o Bolsa Família, o programa de Cotas e outras políticas inclusivas; apoiam o projeto do senador tucano José Serra, que pretende entregar o Pré-sal ao capital internacional e outras medidas que retiram direitos das mulheres, da juventude, dos negros, dos índios, das pessoas LBT, entre outros”.

A sindicalista da CUT e do SINTEP, professora Marli Keller, ressalta que além da defesa do mandato democraticamente conquistado pela presidenta Dilma, a Frente Brasil Popular também defende que o Governo Federal “promova uma guinada mais à esquerda, adotando uma Nova Política Econômica que priorize o desenvolvimento com progresso social, redução das taxas de juros, controle da inflação e expansão das políticas públicas que atenda aos mais necessitados”.

Segue a programação:

PANFLETAGEM E DIÁLOGO COM OS TRABALHADORES

· 4:00 horas – Garagem da empresa Pantanal Transportes

· 6:00 às 8:00 – Terminal do CPA-I, acesso ao Distrito Industrial e Praça Maria Taquara

ATIVIDADES NA PRAÇA IPIRANGA

· 9:00 às 17:00 horas – Tenda com data show e vídeo. Oficina de Cartazes e intervenções culturais. Vigília Democrática para acompanhar a sessão do STF que julgará ação interposta pelo PCdoB contra as manobras do Eduardo Cunha.

· 17:00 às 20:00 horas – show com artistas regionais.