Pesquisa aponta queda de bipartidarismo na Espanha e subida do Podemos

O bipartidarismo na Espanha, configurado na disputa entre os partidos Popular (PP) e Socialista Operário Espanhol (PSOE), segue em queda, revelou nesta quinta-feira (17) uma pesquisa feita por um jornal de Andorra, país vizinho à Espanha.

Alberto Garzón

O diário do principado de Andorra, El Periódico, divulgou uma pesquisa calcada nas eleições gerais de domingo próximo. O código eleitoral espanhol proíbe a divulgação de pesquisas a menos de 7 dias da eleição, o que faz com que publicações estrangeiras acabem realizando sondagens.

Segundo a pesquisa do El Periódico, realizada depois do debate entre os candidatos do PP, Mariano Rajoy, e do PSOE, Pedro Sánchez, os dois partidos tradicionais perderam a força na intenção direta de voto.

Em troca disso, a organização emergente Podemos, de centro-esquerda, se consolida como segunda força política e se demarca dos socialistas, segundo sublinhou o jornal de Andorra, com base em pesquisa do Gabinete de Estudos Sociais e de Opinião Pública de Andorra.

De acordo com a sondagem, o partido de Sánchez terá entre 81 e 85 deputados, mas cai de 20,9% para 20,6% no número de votos estimados e de 15% para 13,4% no voto direto.

Embora aumente o número de deputados em relação à pesquisa anterior (106 a 110 deputados na atual, 104 a 108 na anterior), o PP estanca na estimativa de votos em 25,4% e cai de 17,3% para 16,5% no voto direto.

A vitória do PP parece assegurada especialmente pelo desgaste do Cidadãos (de centro-direita), a outra força política emergente, que junto ao Podemos ameaça colocar um fim a quase quatro décadas de alternância no poder entre populares e socialistas.

O paradoxo de que os eleitores possam consultar no diário de uma nação vizinha pesquisas que são proibidas na Espanha é responsabilidade exclusiva dos partidos políticos com representação parlamentar, indicou o jornal.

O diário lembrou que, ao reformar a lei eleitoral em 2011, os parlamentares renunciaram a adaptá-la à nova realidade digital.