Dilma assina MP que destrava economia e evita demissões 

A assinatura da medida provisória que estabelece um novo marco legal para acordos de leniência acontecerá, em Brasília, no início da tarde desta sexta (18). O acordo de leniência foi uma reivindicação feita na terça (15) pelas centrais de trabalhadores e do empresariado para a retomada do crescimento no Brasil.

Centrais entregam documento Compromisso pelo Desenvolvimento a ministros - Valcir Araújo

Com a assinatura do acordo, empresas investigadas pela operação Lava Jato que colaborarem com a Polícia Federal e o Ministério Público poderão voltar a contratar com o poder público.

A proposta dos acordos de leniência faz parte do documento Compromisso pelo Desenvolvimento, entregue no início da semana a presidenta Dilma Rousseff, por trabalhadores e empresários.

Um dos focos do documento é que a investigação da Operação Lava Jato possa prosseguir sem paralisar as operações das empresas referenciais para a economia brasileira, como a Petrobras.

São pelo menos 29 empresas nessa situação, o que tem gerado demissões em massa. No início da semana o estaleiro Eisa, na ilha do Governador (RJ), demitiu 3 mil trabalhadores sem perspectivas de pagamento dos direitos.

Para Adilson Araújo, presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a assinatura da medida será um marco para a afirmação de uma agenda positiva para o Brasil.

 “E a seletividade da Lava Jato tem contribuído para essa tentativa de sangrar a presidenta e ferir a democracia e o legado de conquistas no plano econômico e social que conseguimos até então”, ressaltou Adilson.

João Carlos Gonçalves, o Juruna, dirigente da Força Sindical, disse que a investigação precisa continuar mas se prejudicar a tecnologia e nem os empregos que a empresa gera.

O presidente da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e equipamentos (Abimaq), Carlos Pastoriza, entidade que assina o documento Compromisso pelo Desenvolvimento, afirmou, em recente entrevista ao Portal Vermelho, que a adoção do acorde de leniência é a proposta mais importante a ser colocada em prática.