Madri troca nomes de ruas relacionados à ditadura de Franco

A prefeitura de Madri, comandada por Manuela Carmena, aprovou nesta terça-feira (22/12) a retirada imediata de cinco placas e monumentos que homenageiam pessoas relacionadas com a ditadura de Francisco Franco na Espanha (1939-1975) e a modificação, no prazo de seis meses, dos nomes de 30 ruas e praças.

Arco da Vitória, Madrid

A medida afetará logradouros com nome de militares do franquismo, o título do batalhão espanhol que lutou em parceria com o Exército nazista e palavras de ordem da ditadura, entre outros.

Eles serão substituídos por eventos relevantes de Madri, nomes de pessoas cujo trabalho contribuiu com avanços relevantes ou foram significativas para a história da capital espanhola.

A iniciativa foi aprovada hoje pelas autoridades locais com os votos da coalizão Agora Madri, formada por movimentos populares e que governa a cidade, do partido socialista PSOE — partido que apresentou a iniciativa —, e do partido centro-liberal Ciudadanos.


Apenas o Partido Popular — do presidente do governo, Mariano Rajoy — votou contra, solicitando que fosse aceita uma emenda para que a medida respeite a Lei de Memória Histórica no que concerne ao espírito de reconciliação da transição à democracia.

As trocas dos nomes foram definidas segundo proposta do Departamento de Memória Histórica da Universidade Complutense de Madri, segundo a conselheira municipal de Cultura e Esportes, Celia Mayer.