Youssef nega propina a Randolfe e STF arquiva inquérito: E o Aécio?

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato, decidiu pelo arquivamento da investigação do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) por suposto recebimento de propina.

Furnas Aécio Neves e delator Youssef

A determinação veio depois que o doleiro Alberto Youssef, um dos delatores do esquema de corrupção investigado pela Lava Jato, negou o repasse de valores ao senador.

O nome de Randolfe foi citado por outro envolvido no esquema, Carlos Alexandre de Souza Rocha, o Ceará. Em depoimento de delação premiada, Ceará afirma que fazia o pagamento das propinas acertadas por Youssef para políticos.

A Procuradoria-Geral da República informou que procurou “obter esclarecimentos sobre a situação” com Alberto Youssef e que o doleiro negou qualquer relação com o senador da Rede.

No entanto, Ceará disse também que entregou R$ 300 mil ao diretor comercial da empreiteira UTC, empresa investigada na Lava Jato, Antonio Carlos D'Agosto Miranda. Segundo Ceará, o dinheiro se destinava ao senador Aécio Neves, candidato derrotado nas urnas e presidente nacional do PSDB. Sobre o assunto, nada foi divulgado sobre os desdobramentos da investigação.

Esta não é a primeira vez que o tucano Aécio é citado na Lava Jato. Em agosto do ano passado, o próprio doleiro Youssef, durante depoimento na CPI da Petrobras, quando questionado se tinha informações de que Aécio teria recebido dinheiro de propina relativa a contratos da estatal Furnas, respondeu: “Eu confirmo por conta do que eu escutava do deputado José Janene que era meu compadre e eu era operador", disse Youssef. O deputado Janene, do PP, morreu em setembro de 2010.

Sobre as citações, Aécio Neves disse que se trata de mais uma conspiração do PT e classificou a menção ao seu nome como “absurda e irresponsável”. Ele diz que “se trata de mais uma falsa denúncia com o claro objetivo de tentar constranger o PSDB, confundir a opinião pública e desviar o foco das investigações”.

O que Aécio não diz, justamente para confundir o que ele chama de “opinião pública”, é que foi com base nos depoimentos de Youssef e outros delatores – tão somente os depoimentos como provas – que lideranças do PT foram acusadas e algumas estão presas. Então como pode se tratar de uma conspiração petista?