Síria está aberta à solução pacífica da crise, afirma ministro
A Síria está aberta a uma solução pacífica da crise, afirmou, nesta quinta-feira (7), o ministro de Informação, Omran al Zoubi, na sessão final de um Foro da Juventude em solidariedade com esta nação.
Publicado 07/01/2016 10:47

Para isso, declarou, devem ser convertidas em realidades as explicações do que para valer sucede no país e evitar cair nas armadilhas do Ocidente para confundir à opinião pública mundial. Dizemos isso à juventude árabe porque a solidariedade e o respeito à integridade territorial desta nação não deve ser teórica, destacou.
O Foro, realizado em Damasco desde terça-feira, emitiu uma declaração em sua sessão de encerramento que chama a preservar a solidariedade concreta com a Síria e manter as posições de princípios contra o imperialismo estadunidense em aliança com o sionismo.
O documento pronunciou-se contra o extremismo religioso porque representa o verdadeiro terrorismo por meio da sedição e as guerras e reforçou que a liberdade das nações se conseguirá mediante o exercício de seu direito democrático de eleger seu destino e de rejeição a qualquer intervenção estrangeira.
Defende também a formação de um amplo debate contra a conspiração internacional à que a Síria está exposta.
Igualmente, a declaração exorta à formação de uma Liga dos Povos Árabes em lugar de uma associação de regimes filiados nos Estados Unidos. Mãos fora da Síria foi o lema do encontro no qual estiveram representadas delegações de mais de 20 países, com o apoio da União da Juventude Revolucionária, entre outras organizações.