Síria está aberta à solução pacífica da crise, afirma ministro

A Síria está aberta a uma solução pacífica da crise, afirmou, nesta quinta-feira (7), o ministro de Informação, Omran al Zoubi, na sessão final de um Foro da Juventude em solidariedade com esta nação.

Exército sírio na cidade de Atshan

Para isso, declarou, devem ser convertidas em realidades as explicações do que para valer sucede no país e evitar cair nas armadilhas do Ocidente para confundir à opinião pública mundial. Dizemos isso à juventude árabe porque a solidariedade e o respeito à integridade territorial desta nação não deve ser teórica, destacou.

O Foro, realizado em Damasco desde terça-feira, emitiu uma declaração em sua sessão de encerramento que chama a preservar a solidariedade concreta com a Síria e manter as posições de princípios contra o imperialismo estadunidense em aliança com o sionismo.

O documento pronunciou-se contra o extremismo religioso porque representa o verdadeiro terrorismo por meio da sedição e as guerras e reforçou que a liberdade das nações se conseguirá mediante o exercício de seu direito democrático de eleger seu destino e de rejeição a qualquer intervenção estrangeira.

Defende também a formação de um amplo debate contra a conspiração internacional à que a Síria está exposta.

Igualmente, a declaração exorta à formação de uma Liga dos Povos Árabes em lugar de uma associação de regimes filiados nos Estados Unidos. Mãos fora da Síria foi o lema do encontro no qual estiveram representadas delegações de mais de 20 países, com o apoio da União da Juventude Revolucionária, entre outras organizações.