República Saarauí e Panamá restabelecem relações diplomáticas

A chancelaria saarauí anunciou que a Republica do Panamá e a República Árabe Saarauí Democrática (RASD) restabeleceram as relações diplomáticas no mais alto nível, com embaixadores credenciados.

República Saarauí e Panamá

De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores saarauí, “o embaixador, Aaili Mahmud, retomou suas funções como embaixador extraordinário e plenipotenciário da RASD na irmã República de Panamá”.

A chancelaria saarauí manifesta sua total satisfação pelo restabelecimento das relações e recorda que “a República do Panamá foi o primeiro país latino-americano a reconhecer a RASD”. O comunicado destaca ainda que a República do Panamá e a RASD têm em comum, há quase quatro décadas, “históricos laços de amizade, solidariedade e cooperação”.

O Panamá reconheceu e iniciou relações diplomáticas com o Estado saarauí em 23 de junho de 1978, um fato que outorgaria ao país latino-americano um lugar privilegiado na história e na luta do povo saarauí, mas também seria o início de uma dura batalha diplomática entre a Frente Polisário e o regime marroquino na América Latina.

Na atualidade, o Estado saarauí (RASD) mantém relações diplomáticas com a maioria dos Estados latino-americanos.

As históricas relações com o Panamá foram congeladas unilateralmente, em 20 de novembro de 2013, pelo chanceler Fernando Núñez Fábrega. A decisão do ex-chanceler panamenho foi tomada sob pressões exercidas pelo Marrocos e seus aliados.

O Brasil ainda não reconhece a República Árabe Saarauí Democrática. De 20 a 26 de dezembro último, realizou-se o 14º Congresso da Frente Polisário no acampamento de Dahla, área do deserto do Saara cedida à RASD pela Argélia, no qual participaram, entre dezenas de representações de partidos e governos amigos, delegações do Partido Comunista do Brasil e do Foro de São Paulo. As forças progressistas lutam pelo reconhecimento da RASD no Brasil.