Na Bolívia, 22 organizações sociais apoiam reeleição de Evo Morales

Ao longo deste mês os bolivianos vão debater se darão o direito ao presidente Evo Morales e seu vice, Álvaro García Linera, de se candidatarem uma vez mais, nas próximas eleições de 2019. Segundo o porta-voz do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), José Luis Exeni, 22 organizações sociais se registraram para apoiar o “Sim” no referendo que será realizado em 21 de fevereiro, e outras 15 decidiram escolher o “Não”.

Evo Morales - ABI

Exeni explica que as organizações inscritas estão autorizadas a fazer propagandas gratuitas nos meios de comunicação estatais Bolívia TV, jornal Cambio e Red Patria Nueva.

“Os anúncios de TV e rádio devem ter no máximo 30 segundos. Além disso, haverá uma sessão separada de 12 páginas no jornal Cambio para as propagandas”, explicou o porta-voz. As organizações também têm o direito de inscrever seus delegados que comparecerão às mesas de votação no dia do referendo.

O presidente Evo, que foi reeleito pela segunda vez em 2014, está confiante com o resultado do referendo. “Se não ganharmos, igual faremos história, não como derrotados. Humildemente digo isso, mas é certo que vamos ganhar o referendo. Sonho em ganhar com mais de 70%”, afirmou.

O melhor presidente latino-americano

A forma como Evo e Linera vêm administrando a economia boliviana rendeu a eles o título de “melhores líderes da América Latina”, segundo o jornal norte-americano The Washington Post. O artigo intitulado “A Esquerda oscila na América do Sul” (em tradução livre) afirma que Evo é “o socialista mais inteligente da era”.