Reforma na Previdência prejudicará mulheres, diz Ortiz 

O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), Carlos Ortiz, afirma que as trabalhadoras devem ser mais prejudicadas com a Reforma Previdenciária em estudo no governo federal. Ele falou ao Plantão Sindical desta quarta-feira (13), na Rádio Web Agência Sindical. 

Novas regras de aposentadoria serão votadas no plenário da Câmara

Ortiz afirma que o foco principal serão as mulheres. “O governo quer mexer na idade mínima e aumentar o tempo de serviço da trabalhadora, alegando que a mulher vive mais que o homem e se aposenta mais cedo, usufruindo do benefício por mais tempo”, diz.

O sindicalista também defende a valorização das aposentadorias e pensões. “Com inflação em alta, os reajustes nos benefícios serão corroídos em meses. Por isso, reinvindicamos uma política de recuperação do poder de compra dos aposentados”, diz Ortiz.

Carnaval

O Sindnapi realiza no dia 21 deste mês o Carnaval de Protesto na avenida Paulista, em São Paulo. Para Carlos Ortiz, “há tempos que os descasos dos governos fazem os aposentados sambarem para sobreviver. Então diante, dessa situação resolvemos fazer um carnaval de protesto para ver se, assim, a sociedade presta atenção às nossas causas.”

O samba-enredo é parte de um grande ato dos aposentados e pensionistas, que montaram uma escola de samba, com cinco alas, e irão desfilar, dia 21 de janeiro (quinta-feira), a partir das 9 horas, na Avenida Paulista. A concnetração acontecerá na Praça Osvaldo Cruz (próximo ao Shopping Paulista) e seguirá até o vão livre do Masp.

Com o refrão “Por igualdade social/ Por quem lutou a vida inteira/ O carnaval hoje é em forma de protesto/ O Sindnapi faz seu manifesto”, a letra, composta por Binho, Diego Miguel e Pedrinho, cobra melhores condições de vida.