CTB promove e participa de diversas atividades do FSM

O Fórum Social Mundial terá início nesta terça-feira (19), com o objetivo de debater sobre “Paz, Democracia e Direitos dos Povos”. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participa de forma efetiva da organização e realização do evento, promovendo atividades próprias com foco no mundo do trabalho. 

Reunião do Fórum Social Mundial temático 2016 - FSM temático

Já no primeiro dia do FSM, a Central promove uma Plenária intitulada “Os desafios dos trabalhadores diante da Crise e da Ofensiva Neoliberal”, com a presença do presidente nacional da CTB, Adílson Araújo, a partir das 10h da manhã, na Fetag (Rua Santo Antônio, 121).

Á tarde, a CTB participa da Marcha de Abertura do FSM, saindo da Fetag e se dirigindo ao Largo Glênio Peres, onde se somará a outras centrais sindicais e movimentos sociais a fim de seguir para o Largo Zumbi dos Palmares, em que estão previstas apresentações artística do cantor Nei Lisboa e da banda Rock de Galpão.

“O Fórum, nesses 15 anos, tem conseguido cumprir com o papel estratégico e fundamental de organizar o movimento social em nível mundial como forma de enfrentar o neoliberalismo. Mesmo sendo composto por uma grande diversidade de ideias sempre teve a unidade de se opor ao Fórum de Davos, que sintetiza o capitalismo. Tivemos avanços significativos principalmente na América Latina, onde forças progressistas conseguiram derrubar experiências neoliberais. Hoje, vemos com apreensão a perspectiva desses retrocessos que vem acontecendo na Venezuela, Argentina e com a rearticulação das forças conservadoras no Brasil, por isso, precisamos cada vez mais nos organizar e intensificar nossa luta em defesa da democracia, do desenvolvimento e da valorização do trabalho. É nessa perspectiva que a CTB participa do Fórum Social Mundial, somando esforços para que o evento seja um importante momento de reflexão da luta dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo”, defende o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor.

Para o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, o evento acontece em um momento em que se observa o avanço das forças conservadoras e da direita, principalmente, nos países latino-americanos. "Momento importante para se debater".

A CTB participará de diversas atividades ao longo do Fórum. Veja abaixo o calendário da Central no FSM e participe dos debates:

Terça-feira (19/1)

10h: Plenária da CTB-RS “Os desafios dos trabalhadores diante da crise e da ofensiva neoliberal” – na Fetag

15h: Marcha de Abertura do Fórum (Fetag – Largo Glênio Peres – Largo Zumbi dos Palmares)

Quarta-feira (20/1)

17h: Mesa de Convergência “Democracia e Desenvolvimento em Tempos de Golpismo e Crise”, no Araújo Viana

Quinta-feira (21/1)

14h: Plenária da Juventude da CTB Nacional “Juventude e as Lutas”, na Fecosul (Rua dos Andradas, 943 – 7º andar)

Sexta-feira (22/1)

9h: Mesa de Convergência das Centrais Sindicais “Migração e Trabalho Decente”, na Redenção

14h: Mesa de Convergência “Imperialismo em Crise ameaça os Povos com Greves e Agressões”, na Redenção

16h30min: Mesa de Convergência “FSM, Altermundismo e a luta por um outro mundo possível”, no Araújo Viana

Sábado (23/1)

9h: Plenária dos Movimento Sociais, no Araújo Viana