Prefeitura de Fortaleza reativará Conselho de Habitação

A Prefeitura de Fortaleza vai, a partir da segunda edição da Conferência Municipal de Habitação, que ocorre na sexta-feira e no sábado, dias 29 e 30, reativar o Conselho Municipal de Habitação Popular (Comhap), desmontado em 2009. O evento, organizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) e pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), será realizado no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace).

Prefeitura conclui mudança de famílias para Residencial Vila do Mar II

“O Conselho, que será renovado na Conferência, é vital para incentivar a participação popular, para o controle social, para adequar ações ao Plano Diretor de Fortaleza e debater não apenas moradia, mas também o direito à Cidade. Para isso, o prefeito Roberto Cláudio incumbiu a Habitafor e o Iplanfor de incentivar esta discussão, que traz a população para o centro das discussões”, avalia a secretária do Desenvolvimento Habitacional, Eliana Gomes.

Este conselho deverá fiscalizar e ajudar a gerir o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), propor a interlocução entre poder público e demais segmentos da sociedade civil, avançar na construção da Política e do Sistema Municipal de Desenvolvimento Habitacional e indicar prioridades de atuação à Habitafor.

No começo de janeiro, foram realizadas seis pré-conferências, nas quais foram eleitos 250 delegados que vão participar das discussões da conferência e eleger os membros do Comhap para o triênio 2016-2019. Esta nova composição que será eleita terá como responsabilidade incentivar debates e ações que aperfeiçoem a política de habitação de interesse social em Fortaleza.

Além de reativar o Comhap, a Conferência tem como objetivo debater a Política de Desenvolvimento Habitacional de Interesse Social. O tema da Conferência será “Desafios e Perspectivas da Política Municipal de Habitação de Interesse Social em Fortaleza”. Na abertura, que será realizada na sexta-feira (29/01), às 18h, será apresentado um panorama sobre a situação da habitação de interesse social na cidade de Fortaleza.

Ainda na abertura, haverá a palestra-magna “Análise da política municipal de habitação de interesse social”, que contará com as presenças da secretária Eliana Gomes; do superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana; do professor e pesquisado do Laboratório de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (Lehab), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Renato Pequeno; e do presidente da Federação Cearense de Bairros e Favelas (FCBF), Natanael Mota.

No sábado (30/01), os participantes se dividem em cinco eixos – Planejamento urbano e Plhisfor; Regularização fundiária e vazios urbanos; Programas habitacionais e interlocução social; Financiamento da política e FMHIS – e depois se reúnem novamente para votação.

Inscrições

A Habitafor está com inscrições abertas para observadores e participantes convidados da 2ª Conferência Municipal de Habitação.

São 50 vagas, sendo 25 para observadores e 25 para convidados, que devem acompanhar os debates e garantir o cumprimento do regimento da Conferência, dando mais transparência ao processo de eleição do Conselho Municipal de Habitação Popular (Comhap).

Além destes, participam também 250 delegados eleitos nas pré-conferências ocorridas desde o começo do mês em cada segmento social. A distribuição é: 120 delegados oriundos de movimentos populares, 80 do poder público (Município, Estado e União) e 50 de segmentos profissionais, universidades e sindicatos de trabalhadores e patronais.

Para participar, os interessados devem enviar e-mail com dados pessoais (nome completo, CPF, RG, endereço e telefone) para o endereço [email protected], com o título “Conferência Municipal de Habitação”. As inscrições também podem ser presenciais.

Temário

1. Planejamento Urbano e Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHISFOR)
Expositores: Habitafor e Iplanfor
Debatedor: Antônio Luciano Magalhães, membro do Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Brasil

2. Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), Regularização Fundiária e Vazios Urbanos
Expositor: Iplanfor
Debatedor: Rogério Costa, Instituto Ambiental Vira Mundo

3. Programas Habitacionais e Interlocução Social (Projeto Técnico Social – PTS, PMCMV e Locação Social)
Expositor: Habitafor
Debatedor: Ana Cristina Serafim, membro do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

4. Financiamento da Política de Habitação e Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS)
Expositores: Habitafor, Caixa e Banco do Brasil
Debatedor: Paulo César Santos Oliveira, diretor regional da Confederação Nacional de Moradores

5. Comissões de Conflitos Fundiários no Brasil
Expositor: Henrique Frota (advogado e membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU)
Debatedor: Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar

Serviço

Segunda edição da Conferência Municipal de Habitação
Quando: Sexta (29/01), às 14h (credenciamento e acolhimento) e 18h (palestra de abertura); e sábado (30/01), das 8h às 18h
Onde: Auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) – Avenida Pontes Vieira, 2391 – Dionísio Torres