Nota sobre a primeira reunião da Comissão Política do PCdoB do Recife 

A Comissão Política do Comitê Municipal do PCdoB do Recife realizou na noite de quinta-feira (28) seu primeiro encontro após a eleição da nova diretoria para o biênio 2016/2017, em novembro de 2015. Na pauta de discussão, a avaliação da conjuntura política e econômica local e nacional, a montagem da chapa própria de vereadores para a eleição de 2016, o funcionamento das comissões auxiliares e a definição das diretrizes das tarefas organizativas.  

Custo da crise não deve ser pago pelos mais pobres, diz Bertotti - Inamara Mélo

No centro do debate, o entendimento do papel decisivo que o PCdoB jogará este ano não só por sua participação no Governo Federal, no governo estadual e na Prefeitura do Recife, mas por sua ligação com os trabalhadores e setores formadores de opinião, que identificam a necessidade de se privilegiar mais a produção em detrimento do rentismo, que suga recursos e concentra renda.

O colegiado entende que os governos de qualquer esfera da federação do nosso país são os principais compradores e demandantes de serviços no seu raio de ação e a eles cabe a decisão de quais programas, segmentos da população, regiões da cidade e setores econômicos devem ser beneficiados prioritariamente e se eles funcionam, efetivamente, como instrumentos de apropriação de bens e serviços que atendem determinados setores da população.

Esse é de fato o sentido que norteia a definição de quais alianças serão feitas pelos comunistas para alcançarmos um ambiente que minimize as mazelas da vida diária de nossa população trabalhadora e permita a construção de um modelo de desenvolvimento que valorize o trabalho e a vida de quem a ele se dedica para melhorar a sua condição de vida e de sua família.

Ainda na pauta da Comissão Política, o debate sobre a construção da chapa própria para vereadores nas eleições de 2016 como instrumento de ampliação da participação do PCdoB no Poder Legislativo, poder decisivo para a formulação de leis que permitam ao chefe do Executivo municipal implementar programas e projetos voltados, de fato, para a redução das profundas desigualdades ainda existentes na distribuição de bens e serviços na cidade do Recife. Ao integrar o governo Geraldo Julio/Luciano Siqueira, o PCdoB do Recife tem contribuído para esse debate e para a implementação do programa de governo eleito em 2012.

O colegiado entende ainda que as eleições municipais deste ano são uma excelente oportunidade para exercitarmos nossa jovem e ameaçada democracia no debate sobre o conteúdo programático que norteará os rumos dos governos de cada cidade a partir das eleições de outubro próximo.

É também propósito dos comunistas do Recife influenciar nessas eleições a partir da análise acurada do que já foi realizado pelo governo local visando identificar quais são as questões centrais que atualizam um programa de governo que dê continuidade e aprofunde o enfrentamento dos problemas mais candentes de nossa cidade.

Esse debate reunirá militantes, amigos e estudiosos para formular as propostas que serão defendidas pelo PCdoB e devem contribuir para a construção do programa em torno do qual trabalharemos para agregar uma frente de partidos capazes de implementá-lo.

Recife, 28 de janeiro de 2016
Comissão Política Municipal do PCdoB do Recife