Cacá Araújo: Nenhuma escola a menos!

Por *Cacá Araújo

PCdoB ingressa contra fechamento de escolas no Crato

O PCdoB, comunidades do campo e movimentos sociais estiveram na última segunda-feira (01/02) na Câmara Municipal do Crato se manifestando contra o anunciado fechamento de escolas públicas municipais localizadas na zona rural e reivindicando apoio dos vereadores à causa.

Entendemos que fechá-las é privar centenas de crianças e adolescentes de seu direito à educação, no contexto de um ensino que contemple suas peculiaridades, aconteça na comunidade e seja integrado à sua cultura. Por isso propusemos a retomada do diálogo em benefício da manutenção e aperfeiçoamento das escolas, sempre reconhecendo o protagonismo das comunidades envolvidas e submetendo as decisões ao crivo popular.

Nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro de 2016, o Ministério Público emitirá parecer em resposta à representação do PCdoB requerendo a imediata suspensão do processo de fechamento dos estabelecimentos de ensino e nulidade dos atos dele decorrentes, em virtude do irrefutável desrespeito à legislação em vigor, especialmente a Constituição Federal, a LDB e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Continuaremos mobilizados e de prontidão! Nossa luta ultrapassa a necessidade de manutenção do equipamento escolar e se insere na construção coletiva de pedagogia sintonizada com as demandas específicas das comunidades do campo, de modo que se adote currículo e calendário próprios, respeitando a natureza do trabalho, as fases do ciclo agrícola e as condições climáticas.