Começa nova rodada de negociações sobre a crise na Síria

O enviado especial para os assuntos da Síria do secretário-geral da ONU, Staffan de Mistura, afirmou nesta segunda-feira (1º/02) na coletiva de imprensa após o encontro com as principais delegações da oposição síria em Genebra, que a nova rodada de negociações de paz sobre a questão síria foi oficialmente iniciada.

Soldado patrulha povoado na província de el-Hasekeh, no nordeste da Síria

Segundo o enviado especial, nesta terça-feira (2), ele vai conversar com a delegação do governo sírio e as delegações da oposição, a fim de promover a resolução da questão do país.

O porta-voz da comissão de negociação da oposição síria revelou à imprensa que, atualmente, o foco de preocupação deles é o cumprimento dos tópicos relacionados à ajuda humanitária da Resolução No.2254. Ele ressaltou que já havia obtido algumas "respostas positivas" nas conversações com Staffan de Mistura.

Bombardeio turco

A chancelaria síria condenou nessa segunda-feira o bombardeio da Turquia em território sírio e protestou contra a violação da soberania do país.

De acordo com a chancelaria síria, a agência de notícias Syrian Arab divulgou que o Exército turco bombardeou uma aldeia no noroeste do país, ferindo vários civis.

Para a Síria, o comportamento da Turquia foi uma violação insolente da lei internacional e trata-se de um crime contra o povo sírio. Em relação ao ocorrido, a Síria tem direito ao contra-ataque.

Sob o apoio militar da Rússia, o Exército governamental da Síria conquistou avanços consideráveis no norte do país. Segundo os militantes sírios, estão tentando controlar a região fronteiriça com a Turquia para impedir a entrada de militantes estrangeiros.