Durante entrega de 7.840 casas, Dilma reforça combate ao Aedes

Em discurso durante a entrega simultânea de 7.840 unidades do Minha Casa Minha Vida em cinco estados, nesta quarta-feira (3), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que é preciso provar que o país é mais forte que o mosquito Aedes aegypt, transmissor do zika vírus, que tem relação com a epidemia de microcefalia que começou no fim de 2015. A presidenta pediu determinação da população no combate ao mosquito.

Dilma entrega de casas em Indaiatuba - Agência Brasil

"Nós temos de provar que este país, com mais de 200 milhões de habitantes, é mais forte que o mosquito. É isso que eu queria encerrar, pedindo a determinação de vocês. Não é uma questão pouco séria", disse.

E acrescentou: "Nós podemos juntos, governo federal, governo estadual, os municípios, as igrejas, os sindicatos e a sociedade, cada um de nós, podemos derrotar o mosquito se nós tivermos o cuidado de olhar dentro das nossas casas. Sabe por quê? Dois terços das águas paradas que são criadouros do mosquito estão dentro das residências. Dois terços. Então, peço encarecidamente, olhem para dentro das suas residências, das casas. […] Não deixem água parada, não deixem acumular água limpa ou suja".

O deputado federal e vice-líder do Governo Orlando Silva (PCdoB) participou do evento e pelas redes sociais declarou: “Hoje o Brasil pode sonhar. A casa própria é um sonho que se realiza. O Programa Minha Casa, Minha Vida, vai além da moradia, garante a geração de empregos e promove a inclusão social".

A entrega simultânea beneficiou mais de 31 mil pessoas em Itu (SP), Indaiatuba (SP), Jundiaí (SP), Salvador (BA), Camaçari (BA), Luis Eduardo Magalhães (BA), Caucaia (CE), Timon (MA) e Campo Mourão (PR). Dilma ressaltou que o seu governo manteve os investimentos em programas sociais, apesar das dificuldades enfrentadas pela crise econômica.

“O Brasil passa por dificuldades e nós temos feito um imenso esforço para voltar a crescer. Mas eu quero dizer que nós, de maneira alguma, cortamos programas sociais. Nós fizemos um esforço imenso para manter o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec, que é um dos mais importantes programas sociais”, enfatizou a presidenta que no momento da entrega estava pessoalmente em Indaiatuba, onde 2.048 famílias foram beneficiadas com as casas populares, que representam um investimento total de R$ 194,9 milhões.

“Sempre focamos no que é melhor para as pessoas. É um programa cujo foco é a família”, declarou a presidenta, salientando que o programa garantiu acesso à moradia daqueles que não tinham renda suficiente para adquirir um empréstimo imobiliário junto aos bancos privados.

Segundo Dilma, só no ano de 2015 o programa entregou 1.220 casas por dia e que o governo já está finalizando os detalhes da fase 3 do Minha Casa Minha Vida, que pretende aumentar em 2 milhões o número de beneficiários , chegando a 6 milhões até 2018.

“É o maior programa habitacional da América Latina. Só não deve ser um programa habitacional maior do que o da China. Agora, o da China é pago integralmente, ou uma grande parte. Vocês também pagam. Não estão ganhando. Vocês estão pagando também com o esforço de vocês. Mas a parcela que vocês pagam da prestação transforma esse no maior programa popular de interesse social da América Latina”, disse a presidenta.

Os apartamentos do Condomínio Residencial Indaiatuba, avaliados em R$ 95,2 mil cada, possuem área privativa de 51,15 metros quadrados, com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, todos com piso de cerâmica. Além disso, atendendo às exigências de qualidade do Minha Casa Minha Vida, o condomínio dispõe de infraestrutura completa: pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica. Também conta com duas escolas municipais, uma creche e um terreno cedido para a construção de uma escola estadual.

“Eu ainda não me dei conta. Parece um sonho saber que vou ter um cantinho só meu”, afirma Enedina Rodrigues da Silva, 52 anos uma das beneficiadas pela entrega desta quarta (3).