Evaldo Lima: Fortaleza passa a comemorar o Dia da Gentileza Urbana

O calendário de Fortaleza passa a contemplar o 25 de julho como o Dia da Gentileza Urbana. Proposto pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB), o Projeto de Lei 0292/2015, que trata do tema, foi aprovado na Câmara Municipal. A data surge para reforçar a necessidade de práticas de melhor urbanidade, zelo e respeito pela capital, além de incentivar ações que visam ampliar relações generosas e cordiais entre os cidadãos.

Gentileza

A iniciativa segue o exemplo de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, dentre outras cidades que adotaram a inclusão da novidade no calendário. Em Fortaleza, o dia 25 de julho foi escolhido para a celebração por recordar a assinatura do decreto que regulamentou a instalação dos parklets – espaços que incentivam a convivência urbana -, realizada na entrega do trecho urbanizado do Parque Rachel de Queiroz.

Durante o Dia da Gentileza Urbana serão realizadas constantes atividade educativas, abordando campanhas de: doação de sangue, políticas de incentivo a leitura, caminhadas ou passeios ciclísticos pela cidade, respeito a faixa de pedestre, políticas de informação ao cidadão para o combate ao acúmulo de entulhos e materiais de construção nas calçadas, não destinação de águas servidas de residências e comércios em vias e manutenção dos lotes e terrenos vagos limpos, com calçadas pavimentadas e adequadas para o trânsito seguro de pedestres.

Segundo a justificativa de Evaldo Lima, a aprovação do projeto traz imensa contribuição no incentivo de boas ações entre indivíduos, instituições, empresas e associações, destacando assim mais humanidade, urbanidade, amor e solidariedade na cidade de Fortaleza.

"Há gentilezas por todos os cantos da cidade e que, na pressa e vertigem do 'admirável mundo novo', tantas vezes passam despercebidas. Pode ser um grupo de teatro que se apresenta em espaço aberto, uma árvore cuidada por um morador, uma aula para quem deseja aprender a andar de bicicleta, uma praça ou área verde adotada por uma empresa ou um cidadão, uma carona solidária, uma calçada que respeite pessoas com deficiência, uma intervenção artística em um muro, um simples ato de companheirismo e educação. A gentileza pode ser contagiante.

“Precisa ser incentivada e dada a merecida visibilidade", destaca o parlamentar. Mais do que instituir um dia oficial, o Mandato Na Morada Fortaleza espera contribuir para que a prática de gentilezas rompa barreiras. Para que os gestos louváveis e mais delicadezas estejam presentes em todos os dias dos que habitam a cidade boa de se viver.