Pequenos ciclistas: Evaldo Lima propõe criação do Mini-Bicicletar

O brincar diverte, educa, valoriza, sociabiliza e influi positivamente no comportamento e na formação das crianças. Pensando neste intuito, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) apresentou na Câmara Municipal de Fortaleza mais uma proposta de estímulo ao pedalo na capital cearense. Trata-se do Projeto de Indicação que autoriza a implantação do Mini-Bicicletar. A ação pretende disponibilizar estações de bicicletas infantis compartilhadas em praças e outros espaços públicos da cidade.

Evaldo Lima

Sem ter a pretensão de ser modal de mobilidade urbana, o Mini-Bicicletar surge como ferramenta de educação para novas gerações de ciclistas. As bicicletas poderão vir acompanhadas de rodinhas auxiliares para facilitar o equilíbrio e aprendizagem do pedalar para as crianças – muitas destas, distantes das condições para alcançar o sonho de possuir uma bicicleta na infância devido à falta de recursos na família.

"O objetivo do Mini-Bicicletar é proporcionar uma opção de lazer para as crianças de Fortaleza notadamente das regiões mais vulneráveis, contribuindo para o incentivo ao uso de bicicletas e também para a educação no trânsito", argumenta Evaldo Lima na justificativa do projeto que se encontra em tramitação no Legislativo.

O Sistema Mini-Bicicletar deverá funcionar todos os dias da semana para retirada e devolução das bicicletas infantis. Os responsáveis pelas crianças cadastrados no Bilhete Único terão acesso gratuito ao novo programa.

Em seu Mandato Na Morada Fortaleza, o vereador Evaldo Lima tem como uma de suas marcas o compromisso pela cidade redesenhada para as bicicletas. Autor do Projeto de Indicação que autorizou o Bicicletar, o vereador propôs implantação de ciclofaixas, programas de educação no trânsito, além de projetos que visam serviços e suportes para os ciclistas nas vias urbanas.

Íntegra do projeto