Primeiro ministro do Haiti convoca diálogo pela paz

O primeiro ministro do Haiti, Evans Paul, fez um chamado pela paz em seu país e convocou os manifestantes que atualmente protestam contra a instabilidade eleitoral a se somarem em um diálogo para conquistar um governo capaz de fazer uma transição pacífica.

Manifestação no Haiti - Efe

“Deveríamos exigir a paz e o diálogo. Esta é a única arma que deveríamos usar, o diálogo”, expressou o ministro em entrevista à Reuters.

Para Paul, os manifestantes devem cessar as ações de violência: “todas as exigências expressadas nas ruas estão agora sobre a mesa das instituições do Estado”, comentou o primeiro ministro que agora é responsável pelo governo de transição.

O embaixador permanente do Haiti para a OEA, Bocchit Edmond, acredita que a população é peça chave para solucionar a crise política pela qual o país passa atualmente. Ressaltou ainda que as demandas do povo haitiano são válidas e o presidente interino tem a obrigação de dar respostas.

Desde que foram apurados os resultados do primeiro turno das eleições presidenciais, realizadas em outubro passado, o país vive uma crise política porque a oposição não aceitou a contagem e se recusou a participar do segundo turno. Diante deste quadro, o então presidente, Michel Martelly, encerrou seu mandato na data prevista, mesmo sem o país ter escolhido um novo político para ocupar o cargo, e agora o primeiro ministro é responsável por um governo de transição, de 120 dias, para chamar novas eleições.

A expectativa é que no dia 6 de maio sejam proclamados os resultados definitivos das eleições e o novo presidente deve assumir no dia 14 do mesmo mês.