Fórum dos Movimentos Sociais do PCdoB/SP debate ações pontuais

Foi realizado o encontro do Fórum dos Movimentos Sociais do PCdoB do Estado de São Paulo que tem como objetivo desenvolver atividades articuladas junto a Frente Brasil Popular, na defesa da Democracia e na construção do PCdoB nessa frente.

soc

Julia Roland, responsável pela a pasta, apresentou os eixos estruturantes para o Fórum dos comunistas, que contou com a presença das secretarias de Igualdade Racial, Juventude, Trabalhadores e Sindical, Formação, quadros destacados da Juventude que atuam na UJS, UEE e Upes.

André Tokarski, Secretário Nacional dos Movimentos Sociais e de Juventude, atualizou o quadro nacional, destacando que, num ano de eleições, 2016, apesar de ter iniciado com relativa tranquilidade para o governo, em comparação de 2015, em que a oposição derrotada nas urnas saiu articulada para instabilizar o governo da presidente Dilma, vai continuar navegando na crise econômica para tentar o impeachment e focar no desgaste do ex-presidente Lula, tentando antecipar a disputa presidencial de 2018, ou seja, será “um cenário de crise permanente”.

O Fórum dos Movimentos Sociais do PCdoB de São Paulo, segundo Tokarski, além de focar na defesa da democracia e ajudar na batalha eleitoral de 2016, tem que:

– Atuar no fortalecimento da Frente Brasil Popular e da Frente Povo sem Medo (capitaneado pelo MTST);

– Ajudar no enraizamento do Conam, através das entidades populares e de moradia do Estado de São Paulo, na criação da UNA/SP (União Nacional LGBT) e da Nação Hip Hop.

– Qualificar a participação nos Conselhos e Conferências.

Além desses temas pautados, o Fórum terá uma agenda intensa em 2016. Além do 8 de março (Dia Internacional da Mulher) e do 1º Maio (Dia do Trabalhador), o ano será marcado pelos Congressos da Unegro, UJS, Ceprapaz, entre outros.