Vídeo mostra como foi a luta dos estudantes pela CPI da Merenda 

Os estudantes Secundaristas de São Paulo conquistaram nesta terça-feira (10) as sete assinaturas que faltavam para a abertura da CPI da merenda na Assembleia Legistativa de São Paulo (Alesp), resultado da ocupação promovida no plenário da casa, entre terça-feira e Sexta-feira da semana passada. 

Ocupação Alesp - Christian Braga/Jornalistas Livres

Os secundaristas, sofreram inúmeras retaliações por ocuparem o local. Na quarta-feira (4) o presidente da Alesp, Fernando Capez (PSDB-SP), principal nome tucano envolvido no esquema de corrupção na compra de alimentos de cooperativas que tinha como destino o abastecimento das escolas, decidiu cortar a luz do plenário e a entrada de alimentos no local. Deputados do PCdoB, PT e Psol conseguiram barrar a medida do presidente da Casa. Na sequência, medidas jurídicas foram emitidas pelo tribunal de Justiça do Estado, para barrar a ocupação. A presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) Camila Lanes, foi processada como responsável pela ação dos estudantes e foi emitida uma multa diária para que cada estudante ocupado pagasse 30 mil reais, uma soma de mais de dois milhões diários, em mais uma tentativa intimidar o movimento. 

Na sexta-feira da semana passada (6) os estudantes desocuparam o local, alegando que o governo do Estado conseguiu viabilizar através da "truculência econômica" a desocupação do plenário da assembleia.

Confira o vídeo abaixo, que mostra como foi o processo de luta dos secundaristas durante a ocupação da Alesp