IFCE: Aplicativo ajuda pessoas com restrição alimentar

A ferramenta facilita a busca de alimentos sem glúten ou lactose.

Se você tem restrição a alimentos que contenham glúten ou lactose, essa notícia certamente lhe interessará. Quatro estudantes do campus de Maracanaú do IFCE, do curso de bacharelado em Ciência da Computação, e uma aluna da Universidade Federal do Ceará desenvolveram um aplicativo que mapeia estabelecimentos, como padarias, restaurantes, mercantis e confeitarias que trabalham com produtos que não contém glúten ou lactose.

Além de ajudar na busca por alimentos, o aplicativo contribui na pesquisa por ofertas e ainda dá dicas de receitas envolvendo alimentos sem glúten e lactose. A ideia foi do estudante Nykolas Mayko Maia, que é celíaco, ou seja, apresenta intolerância ao glúten. O estudante conta que, para criar o aplicativo, foi feita uma pesquisa que detectou que uma das grandes dificuldades deste público era encontrar locais que fornecessem esse tipo de alimentação.

O aplicativo foi lançado em novembro de 2015 e apresentado também na última edição da Campus Party, evento de cultura tecnológica, que aconteceu no final de janeiro, na cidade de São Paulo. A ferramenta está disponível no site do aplicativo, no endereço eletrônico www.appzeropercent.com. Para dispositivos móveis, o aplicativo já se encontra acessível na plataforma iOS e o grupo trabalha na versão para Android.

Além do idealizador do projeto, o estudante Nykolas Mayko, o aplicativo é assinado por mais quatro estudantes: Diego Brito, Felipe Marcel, Manuel Arthur e Karina Paula; os três primeiros estudantes do curso de bacharelado em Ciência da Computação do campus de Maracanaú e a quarta componente aluna da Universidade Federal do Ceará.