Grécia foi convertida em campo de refugiados, denuncia Esquerda Unida

A porta-voz da Esquerda Unida no Parlamento Europeu, Marina Albiol, criticou a política da Comissão Europeia em relação à Grécia. Ela afirmou que "converteram a Grécia em um grande campo de refugiados."

Marina Albiol

"A situação é insustentável", assinalou Marina, que denunciou especialmente as últimas medidas.

Após a decisão unilateral da Áustria de reduzir a passagem de refugiados e a tramitação de pedidos de asilo na semana passada, soma-se ao fato o novo fechamento de fronteira com a Macedônia na passagem de Idomeni, o que faz com que cerca de 15 mil pessoas estejam agora "no limbo", segundou explicou a deputada.

"Estão permitindo o fechamento da fronteira com a Macedônia e, se a isso for somado que o plano de realocação fracassou, a União Europeia não está dando nenhuma solução à Grécia e muito menos às milhares de pessoas que ela condenou e viver no limbo", afirmou Marina.

A eurodeputada acredita que a UE "está violando suas obrigações internacionais, enquanto chantageia a Grécia", segundo disse ela à agência russa de notícias RIA-Novosti.

Marina não se deteve apenas na questão dos refugiados no país helênico. A eurodeputada também falou da situação caótica que vive a cidade de Calais, na França, onde "deixaram as pessoas sem alternativas de habitação e sem direitos", alertou.

"Tanto a França como o Reino Unido estão descumprindo suas obrigações internacionais", assinalou Marina, que advertiu que não é de se estranhar que aconteçam coisas como as que estamos vendo na Alemanha, onde estão incendiando centro de refugiados e hoteis que os acolhem".

A eurodeputada concluiu sua denúncia assinalando que se está "franqueando o terreno para a extrema direita" na Europa e, quando quiserem adotar uma solução, "poderá ser muito tarde".

Fonte: El Comunista