Colômbia: Manifestantes organizam greve geral em Bogotá

Uma série de protestos atingiu Bogotá, capital da Colômbia, nesta quinta-feira (25). Os manifestantes protestaram contra a política econômica e social do prefeito Enrique Peñalosa, eleito em outubro do ano passado.

Manifestação em Bogotá - Efe

Participaram da manifestação sobretudo estudantes, mas também trabalhadores informais e sindicatos. Além disso, partidos políticos como PCC (Partido Comunista Colombiano), a Juco (Juventude Comunista) e a UP (União Patriótica) se uniram ao protesto.

Os manifestantes, que partiram de diversos pontos da capital, marcharam em direção à praça Bolívar com a intenção de reivindicar melhor qualidade no transporte público e na educação, e garantias trabalhistas.

Os protestos desta quinta fazem parte da preparação para a Paralisação Nacional Cívica, em alusão à greve geral que aconteceu em Bogotá em 1977 e ficou marcada por ter sido duramente reprimida pela polícia. Este ano ela ocorrerá no dia 17 de março.

Durante a greve, a população pretende demonstrar seu descontentamento com a privatização da Isagén — empresa responsável pela geração de energia em Bogotá, Medellín, Calil e Baranquilla —, as reformas tributárias e pensionais e exigir o aumento do salário mínimo.