Cuba e Noruega reafirmam compromisso com a paz na Colômbia

Cuba e Noruega, como mediadores do processo de paz na Colômbia, saudaram o compromisso das Farc e do Estado por superar obstáculos recentes, às vésperas de alcançar uma tranquilidade definitiva, após mais de 50 anos de conflitos.

Cuba e Noruega, mediadores da paz na Colômbia - Efe

Durante uma coletiva de imprensa em Havana, os porta-vozes dos dois países reafirmaram seu compromisso para seguir rumo ao fim do conflito armado colombiano. “Como resultado das últimas consultas realizadas recentemente com participação dos ministros de Relações Exteriores de Cuba e da Noruega, conquistamos um acordo para superar dificuldades e normalizar os diálogos de paz em Havana”, disse o prota-voz de Cuba, Rodolfo Benítez.

Passadas as pequenas crises entre as duas partes, os diálogos de paz, que acontecem em Havana desde 2012, serão retomados a fim de conquistar a paz definitiva.

Entenda o problema

No ano passado as Farc anunciaram o cessar fogo e baixar armas. Desde então, os guerrilheiros não estão mais usando armas e buscam, com a solução do conflito, se inserir pelo meio democrático na vida política do país.

No entanto, recentemente foram publicadas fotografias de uma reunião realizada em La Guajira, na Colômbia, com alguns líderes das Farc, entre eles Iván Márquez, responsável por negociar a paz em havana.

As fotografias causaram um ruído entre as partes, porque deu a entender que a guerrilha não estava cumprindo o acordo. No entanto, o fato foi esclarecido e as mesas de diálogos poderão retornar à normalidade.