EUA: Rubio e Cruz atacam Trump em debate

O debate organizado pela rede CNN na Universidade de Houston, no estado norte-americano do Texas, foi a última ocasião que os dois senadores tiveram para tentar agitar a corrida pela escolha do candidato do partido republicano à presidência do país.

Trump e Cruz em debate

Os pré-candidatos presidenciais republicanos Marco Rubio e Ted Cruz partiram para cima de Donald Trump, o favorito nas pesquisas, em um debate marcado pela tensão na quinta-feira (25), na tentativa de reverter o curso das prévias da próxima semana, quando tudo indica que Trump fique ainda mais perto de garantir a indicação do Partido Republicano.

Trump lidera as pesquisas de opinião em quase todos os 11 Estados que votam no dia 1º de março, a chamada "super terça".

Cruz, que precisa vencer no Texas, estado que representa no Senado, na próxima terça-feira, disse que Trump seria um oponente republicano fraco para enfrentar a pssível pré-candidata democrata Hillary Clinton na eleição presidencial de 8 de novembro. Sua afirmação se sustenta em uma doação que Trump fez para a Fundação Clinton, fundada pelo ex-marido de Hillary, o ex-presidente Bill Clinton.

Por sua vez, Trump disse que não apoia o acordo de cessar-fogo prestes a entrar em vigor na Síria e declarou que a Líbia estaria melhor se Muamar Kadafi não tivesse sido derrubado e assassinado por um golpe conduzido em 2011 por Washington.

Tendo conquistado 81 delegados nas prévias até o momento, Trump está na frente da disputa pela indicação, enquanto Cruz e Rubio vêm bem atrás com 17 delegados cada. Para garantir a indicação, um candidato precisa de 1.237 delegados. Na "super terça" aproximadamente 600 deles serão definidos.