Vitória na Carolina do Sul fortalece Hillary Clinton para Super Terça

Hillary Clinton, pré-candidata do partido Democrata à presidência dos Estados Unidos venceu no último sábado (27) as prévias eleitorais do partido no estado da Carolina do Sul, batendo o outro aspirante a candidato, Bernie Sanders, com uma ampla margem de votos. A vitória foi encarada por seus correligionários como um excelente passo para vencer na chamada Super Terça, quando 11 estados farão suas prévias.

Hillary Clinton

Hillary obteve 73,48% do total de votos contra 25,97% de Sanders, tomando para si o voto de 39 delegados do partido no contra 14 de Sanders. A vitória era esperada, por causa de sua alta popularidade na Carolina do Sul, estado com maioria da população negra e democrata e onde Sanders, cuja carreira foi feita em Vermont é pouco conhecido.

Há oito anos Hillary era derrotada por Obama neste mesmo estado. Sanders, após a votação declarou que “na política, às vezes você vence, às vezes você perde. Perdemos esta noite. Parabenizo a secretária Clinton em sua robusta vitória."

Entretanto, ele ressaltou que "a campanha está só começando". "Tivemos uma vitória decisiva em New Hampshire. Ela teve uma vitória decisiva na Carolina do Sul. Agora seguimos para a 'Super Terça'. Nossa revolução política está crescendo e não vamos parar agora."

No Partido Republicano, Trump segue como favorito, depois de vencer a prévia de Nevada, no dia 23 de fevereiro.