Curso Nível II: Aula inaugural reforça importância da formação

Quarenta comunistas dos estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Paraíba participam, desde a última quarta-feira (02/03), com prosseguimento até o próximo domingo (06), do Curso Nacional de Nível II. Promovido pela Secretaria Nacional de Formação e Propaganda, através da Escola Regional de Formação Nordeste II, sediada em Fortaleza, a turma está tendo a oportunidade de aprofundar o conhecimento marxista e debater os rumos da política do país.

Curso Nível II: Aula inaugural reforça importância da formação

A aula inaugural, realizada no Centro de Treinamento Acrópole (Maranguape), contou com a participação de Joan Oliveira (Secretário Estadual de Formação e Propaganda do PCdoB-CE); Maria Pereira (Coordenadora da Escola Estadual do Ceará); Inácio Arruda (Secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará) e Carlos Augusto Patinhas (Coordenador do Departamento Nacional de Quadros do PCdoB).

Joan Oliveira destacou o esforço coletivo do Partido na formação dos seus quadros e o importante papel cumprido pela Escola Nacional. O dirigente comunista destacou ainda a relevante presença da juventude, majoritária entre os participantes, e a expressiva bancada do Maranhão, com 16 representantes. “Num momento de avanço das forças conservadoras, quando o fascismo levanta novamente a cabeça no mundo inteiro, estudar o Marxismo e a realidade brasileira para conseguir enfrentar o atraso e a reação é tarefa fundamental dos comunistas”, defendeu.

Maria Pereira, coordenadora da Escola Estadual no Ceará, considera que o curso fortalece a militância, armando-a em um momento de grave crise política. Maria reforça ainda que é fundamental que o militante comunista se dedique à formação, pois “ela se dá na luta cotidiana, na militância diária, mas também nos momentos de estudo, com a formação regular e dirigida”.

Em sua intervenção na abertura do Curso, Inácio Arruda chamou a atenção para os avanços alcançados pelos trabalhadores durante os governos Lula e Dilma, e pela reação das elites, inconformadas com essas conquistas do povo. “As elites brasileiras não admitem a possibilidade de os trabalhadores arrancarem conquistas sociais com as suas lutas. O que vivemos hoje é a continuidade dos golpes contra Getúlio e contra Jango”, comparou Inácio.

Carlos Augusto “Patinhas” também comentou sobre a atual crise política e o papel que os comunistas devem desempenhar nesse momento. “Vocês, a juventude, são o futuro do nosso Partido, e são vocês que enfrentarão a grande batalha contra essas forças conservadoras que hoje despontam. É uma luta do 1% dos privilegiados contra o resto da população, da parcela mais rica contra os que não têm nada. Os comunistas precisam estar na linha de frente dessa luta”, conclamou.

A aula inaugural do Curso de Nível II encerrou com um debate de intensa participação. A preocupação com a crise política, com a possibilidade de um golpe contra a democracia e o papel jogado pelos comunistas nesse momento deu a tônica nas intervenções.

Mais

“O Curso de Nível II coroa um esforço da formação nos estados do Nordeste. Várias turmas do Curso do Programa Socialista (CPS) e do Curso do Nível I foram realizadas desde as Conferências Estaduais. Só o Ceará, recentemente, reuniu duas turmas do Nível I, em Fortaleza e em Sobral, com cerca de quarenta militantes, com presença marcante da juventude”, acrescentou Joan Oliveira.

O Curso de Nível II continua nesta quinta-feira (03), com aulas do Núcleo de Filosofia, debatendo Estado e Classes, emancipação da mulher e questões raciais. Até domingo (06), os comunistas ainda terão aulas sobre Economia Política, Socialismo, Marxismo e questões partidárias.