Primárias dos EUA: Sanders e Trump obtêm mais vitórias

O senador por Vermont e pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos Bernie Sanders venceu neste sábado (5) as primárias dos estados de Nebraska e Kansas. No domingo (6), venceu também as prévias do estado de Maine. A ex-secretária de Estado Hillary Clinton, que lidera a corrida pela nomeação do partido, ficou à frente nas primárias da Louisiana.

Hillary Clinton e Bernie Sanders

“Nós estamos com o momento favorável. Temos um caminho rumo à vitória. Nossa campanha está apenas começando”, declarou Sanders após a vitória. Por outro lado, Trump venceu em três estados e Marco Rubio na colônia estadunidense de Porto Rico. Na colônia, os porto-riquenhos podem participar das primárias, mas não podem votar nas eleições presidenciais.

Mesmo ganhando todos os delegados de Porto Rico, Rubio está longe dos concorrentes na contagem geral de delegados. Ele tem 151 no total; Ted Cruz tem 300; Donald Trump tem 384.

A vitória Sanders no Maine é sua terceira deste final de semana e a oitava desde 1º de fevereiro, quando os estados começaram a realizar prévias.

Após a contabilidade neste domingo, a candidata democrata Hillary Clinton tem agora 1,130 delegados, enquanto Sanders chegou a 499, incluindo os superdelegados, que são membros do Congresso, governadores e autoridades do partido. Para ganhar a indicação no Partido Democrata, são necessários 2.383 delegados.

Na mira para republicanos e democratas estarão agora as primárias de Michigan e outros três estados na próxima terça-feira e, depois, a grande batalha de 15 de março: cinco estados decisivos irão às urnas, entre eles o reduto de Rubio, Flórida.

Michigan é considerado um estado-chave para os pré-candidatos democratas. Ali, a classe trabalhadora foi fortemente afetada pelo fechamento de muitas fábricas e unidades do setor automotivo.

Temas como pobreza e racismo foram abordados, e as diferenças entre os candidatos em torno dos tratados comerciais internacionais também protagonizaram parte do evento.

"Estamos esta noite em Flint, Michigan, porque aqui está acontecendo uma horrível tragédia", afirmou o senador Sanders.

Hillary começou o debate pedindo a renúncia do governador de Michigan, o republicano Rick Snyder, por sua má gestão da crise em Flint.

Sanders pediu há meses a renúncia de Snyder, algo que Hillary só veio a fazer no domingo à noite.

Após os resultados do Super Sábado, Trump pediu a desistência do senador pela Flórida Marco Rubio, terceiro colocado entre os republicanos. “Marco precisa sair da corrida. Você tem que poder ganhar e ele não tem conseguido vencer”, afirmou Trump em uma entrevista coletiva. “Eu adoraria enfrentar Ted a sós, seria muito divertido”.

Do Portal Vermelho, com agências