Argentina busca relações com a União Europeia através do Mercosul

O governo de Mauricio Macri dá o primeiro passo rumo à tão sonhada relação com a Europa. A chanceler argentina, Susana Malcorra e a chefa da diplomacia europeia, Federica Mogherini, firmaram um acordo de cooperação entre o Mercosul e a União Europeia que deve entrar em vigor em abril deste ano.

Susana Malcorra e Federica Mogherini - Telám

Recentemente o presidente Macri alegou que para a Argentina é importante negociar com a União Europeia para fortalecer os projetos financeiros de seu país. Ele busca empréstimos com o Banco Europeu de Investimentos.

O presidente argentino tenta posicionar a América Latina como o continente que vai buscar dinheiro fora, como acontecia nos anos 1990. Mas desta vez os países do Sul são vistos com outros olhos. A chefa da diplomacia europeia enfatiza que o bloco do Norte tem interesse em firmar convênios nas áreas de ciência e tecnologia, agricultura, mudança climática, competitividade global, desenvolvimento e educação.

Federica foi recebida por Susana no palácio do governo da Argentina para definir a agenda de trabalho a fim de impulsionar as relações entre o país e o bloco europeu. A chanceler argentina qualificou o encontro como “muito positivo”. Segundo ela, a reunião permitiu um avanço na agenda bilateral.