Movimentos sociais bolivianos convocam cúpula

Organizações sociais bolivianas convocaram nesta terça-feira (8) uma cúpula dos movimentos sociais que terá como sede a cidade de Cochabamba, a ser realizada no próximo dia 2 de abril.

Evo Morales - ABI

Durante a reunião, a vida organizacional e política do Movimento ao Socialismo – Instrumento Político pela Soberania dos Povos (MAS-IPSP) será analisada, conforme informou o líder da Confederação Sindical Única de Trabalhadores Camponeses da Bolívia, Rodolfo Machaca.

“Junto com outros movimentos sociais estaremos na reunião de cúpula em Cochabamba, para discutir o funcionamento interno e a projeção política das nossas organizações; esse é o nosso principal objetivo”, ressaltou.

Segundo o dirigente campesino, o conclave pretende delinear novas estratégias para fortalecer o processo de mudanças vivido por esta nação andina, desde 2006, com a chegada ao poder do MAS e do presidente Evo Morales.

“Devemos levar em conta os objetivos, prioridades, falhas e erros constatados nestes anos, além de escutar sugestões para melhorarmos como nação”, afirmou.

Machaca acrescentou que a cúpula em Cochabamba está sendo organizada por todas as organizações sociais do país, encabeçadas pela Central Operária Boliviana.

Após o referendo em 21 de fevereiro, o presidente Morales apelou ao MAS e aos movimentos sociais do país, para priorizarem o trabalho, aproximando-se das massas, de modo a acelerar os investimentos para o benefício das comunidades.