Delação não atrapalha determinação da base de derrotar impeachment 

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse nesta terça-feira (15) que a delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), homologada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki – relator do processo da Operação Lava Jato – não atrapalha a determinação da base aliada de derrotar o impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara.

Delação não atrapalha determinação da base de derrotar impeachment - Presidência da República

“Já foi dita tanta coisa sobre delação, se vier mais (delação) não atrapalha em nada a nossa determinação de derrotar esse morto-vivo (o impeachment). Não se faz impeachment por desejo da oposição. Não se faz impeachment ao arrepio da Constituição. Isso é uma ameaça à legalidade democrática”, afirmou Guimarães, após a reunião dos líderes da base com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.

José Guimarães destacou que a base está unida para se posicionar contrária ao impeachment. “Há compromisso da base com a legalidade democrática e tudo faremos para que o rito do impeachment seja estabelecido nos termos que o Supremo já definiu e vamos atuar o quanto antes para a gente debelar, porque isso dificulta a retomada do crescimento econômico.”

Para o líder petista, “não foi por nós que o processo atrasou. Estamos prontos para dialogar com toda a base, conversar com cada deputado, para virar essa página e sinalizarmos a retomada da economia.”

O líder do governo disse que ainda vai ler a delação de Delcídio e não quis comentar o trecho do depoimento em que o senador afirma que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ofereceu ajuda financeira para evitar a delação.

“Vamos ler a delação homologada pelo ministro Teori, vamos aguardar manifestação do governo. Nada chega à presidenta. Ela não cometeu qualquer crime de responsabilidade, que é a base do impeachment”, acrescentou Guimarães.