Mídia internacional repercute indicação de Lula ao ministério
A mídia internacional repercute a indicação do ex-presidente Lula ao Ministério da Casa Civil, confirmada na manhã desta quarta-feira (16) pelo líder do PT na Câmara, Afonso Florence (PT-BA).
Publicado 16/03/2016 14:47

A Agência Sputnik, emissora pública russa, diz que a entrada de Lula no ministério também deve vir acompanhada de uma reforma do primeiro escalão do governo.
“Celso Amorim, por exemplo, é cotado para assumir o Ministério das Relações Exteriores. Lula também teria manifestado vontade de levar Henrique Meirelles para a Presidência do Banco Central, no lugar de Alexandre Tombini”.
Tanto a agência cubana Prensa Latina quanto a chinesa Xinhua noticiaram os fatos desta quarta-feira mas ainda não fizeram nenhuma análise detalhada da nomeação.
A mídia corporativa norte-americana assume de forma medida a postura da mídia empresarial brasileira. O jornal The Wall Street Journal acredita que a indicação de Lula “é uma jogada de alto risco para evitar um processo de impeachment” de Dilma no Congresso.
Outra fonte estadunidense reflete o medo dos capitalistas em relação ao capital rentista. Uma pesquisadora entrevistada pelo Bloomberg Business acredita que “o governo está indo para um tudo ou nada”, e que também pode ser “um tudo ou nada para a economia”.