ADURN-Sindicato e DCE/UFRN realizam Ato pela Legalidade Democrática

Na próxima quarta-feira (30), o ADURN-Sindicato e o Diretório Central dos Estudantes da UFRN (DCE) realizam Ato Pela Legalidade Democrática, com a presença de docentes, estudantes, servidores, intelectuais, artistas e movimentos sociais. A atividade acontece no auditório Otto Brito de Guerra, prédio da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, às 17h.

Comitê da UFRN em defesa da Democracia
A mobilização ocorre em razão das tentativas de golpe que o Brasil vivencia e que colocam em permanente ameaça a quebra da constitucionalidade. Os organizadores criticam o flagrante descumprimento das atribuições republicanas dos agentes públicos que deveriam salvaguardar a ordem jurídica no Estado Democrático de Direito.

O ADURN-Sindicato tem manifestado publicamente seu posicionamento diante da atual conjuntura política, condenando “a usurpação que agentes públicos fazem da nossa democracia, perseguindo claramente organizações políticas e indivíduos”.

Para o Sindicato, é necessário atentar para os riscos do “atropelamento das regras básicas do Judiciário; do caráter inquisitório e parcial da Operação Lava Jato; e da deformação da Operação Zelotes, fruto de um grave e perigoso processo de repressão das regras democráticas, que contemplam a presunção de inocência, substituída, de forma arbitrária, pelo “domínio do fato”, saída dos porões do fascismo”.