Sanders vence com folga em 3 Estados e aumenta pressão sobre Hillary

O pré-candidato democrata Bernie Sanders venceu com folga a também pré-candidata Hillary Clinton nos três Estados que realizaram assembleias populares neste sábado (26/03) no processo para escolher quem disputará as eleições presidenciais pelo partido Democrata nos Estados Unidos.

Bernie Sanders em campanha no Alasca

Sanders derrotou Hillary com larga vantagem nos Estados de Washington (73% dos votos para Sanders e 27% para Hillary), Alasca (81% a 16%) e Havaí (71% a 29%).

“Sabíamos desde o primeiro dia que teríamos uma disputa difícil no Sul profundo – aquela é uma parte do país bem conservadora”, disse Sanders, se referindo às derrotas recentes em Estados da região. “Mas sabíamos que as coisas iam melhorar à medida que nos movêssemos para o Oeste”, declarou o pré-candidato ontem à noite em um evento de campanha em Madison, Wisconsin, próximo Estado a realizar primárias democratas no dia 5 de abril.

“Estamos fazendo grandes progressos frente a liderança da Secretária Clinton”, disse Sanders, que se refere a Hillary por seu último cargo no governo dos EUA. “Não permita que ninguém diga que nós não podemos vencer a nomeação ou as eleições gerais. Nós vamos fazer as duas coisas”, afirmou.

Sanders tem conseguido vitórias especialmente em Estados em que a disputa acontece por assembleias populares, em que voluntários de cada pré-candidato se reúnem com eleitores para conquistar seu apoio. De todos os Estados que realizaram prévias através desta modalidade, Sanders só não venceu em Iowa, em que Hillary ficou à frente por 0,02%, e Nevada.

Os Estados de Washington, Alasca e Havaí distribuem delegados proporcionalmente, portanto Hillary, mesmo derrotada, levará o apoio de alguns delegados destes Estados para a votação que será realizada por membros do partido durante a Convenção Nacional Democrata, em julho, que decidirá quem será o candidato ou a candidata democrata. A distribução dos delegados dos três Estados conquistados por Bernie ontem ainda está sendo estabelecida, mas segundo a contagem do site Real Clear Politics, Bernie Sanders tem 1.038 delegados contra 1.266 de Hillary.

Mesmo que as vitórias de sábado tenham diminuído a vantagem de Hillary sobre Sanders, o pré-candidato ainda tem um longo caminho para a nomeação. Além dos delegados estaduais, cujo apoio é distribuído entre os candidatos de acordo com os votos dos eleitores, o partido considera também os votos dos super-delegados, que não são obrigados a votar de acordo com a preferência popular em cada Estado. Sanders tem o apoio de apenas 29 destes oficiais contra 469 que apoiam Hillary. Há 4.763 delegados e super-delegados em disputa, e qualquer candidato precisa do apoio de 2.382 deles para vencer a nomeação.

O sucesso deste sábado, porém, dá força para Sanders nas disputas a seguir. Wisconsin, onde serão realizadas as próximas prévias democratas, é a aposta de Sanders em uma nova vitória, dada a força de movimentos sociais e do ativismo progressista no Estado, semelhante a Michigan, onde o pré-candidato venceu Hillary apesar das pesquisas de intenção de voto terem indicado o contrário.

Fonte: Opera Mundi