Manifestações no Brasil e no mundo defendem a democracia

Nesta quinta-feira (31), grandes manifestações ocorreram nas principais cidades do país e no exterior, contra o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e em defesa da democracia. Acompanhe a cobertura do Portal Vermelho das mobilizações contra o golpe, convocadas pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Não vai ter golpe

21h50 – Rio de Janeiro (RJ)

No Rio de Janeiro (RJ), o Largo da Carioca foi tomado pelos manifestantes. A organização do ato fala em 50 mil pessoas presentes. A PM não fez uma estimativa, mas informou que nenhuma ocorrência foi registrada. O protesto na capital fluminense foi convocado pela Frente Brasil Popular, formada por centrais sindicais e movimentos sociais, e pela Frente Povo Sem Medo, formada por cerca de 30 movimentos sociais. Diversos artistas participaram da manifestação, entre eles Chico Buarque.

21h28 – Belo Horizonte (MG)

Em Belo Horizonte, assim como em diversas cidades pelo país, os manifestantes que foram às ruas pela democracia também fizeram críticas à setores da mídia que apoiam o golpe e, em especial, à Globo. "O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo" eram as palavras de ordem.


21h19 – Manaus (AM)

Jovens, integrantes de movimentos sociais, partidos e artistas reuniram-se no Largo São Sebastião, em manaus, aos pés do Teatro Amazonas, para celebrar a democracia. Na abertura do ato, o Hino Nacional foi cantado na língua indígena, pela cantora Djuane Tikuna. Em seguida, iniciou-se a leitura do Manifesto Cultura e Democracia. Nem mesmo a chuva torrencial foi capaz de dispersar imediatamente o ato, que prosseguia pela noite, ainda que menor.

21h15 – Sobral (CE)

Mais de 800 jovens compareceram à manifestação "Cultura contra o Golpe", no Boulevard do Arco, em Sobral. Grupos de dança, música, teatro, capoeira, poesia mostraram, com a alegria e a beleza das suas múltiplas expressões, a defesa da democracia e a luta contra o golpe.

De acordo com o prefeito da cidade, Veveu Arruda (PT), o golpe não é apenas contra o governo Dilma.  "É também contra os brasileiros empobrecidos pela lógica neoliberal que predominou por anos no Brasil, um país rico mas extremamente desigual. É contra 30 milhões de brasileiros que saíram da extrema pobreza, é contra os milhões de beneficiários do Bolsa Família,é contra os 20 milhões de empregos que foram criados, é contra o aumento em mais de 77% do salário mínimo, é contra mais de 10 milhões de brasileiros que realizaram o sonho da casa própria , é contra o Prouni, contra o Pronatec, é contra o Brasil sem fronteiras, é contra a soberania do voto popular, uma expressão da democracia, que elegeu a Presidenta Dilma. Não vai ter golpe, vai ter luta", disse.

21h11 – Buenos Aires (Argentina)

Cerca de 150 argentinos e brasileiros marcharam nesta quinta-feira (31) pelo centro de Buenos Aires contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O ponto de encontro foi a embaixada do Brasil, onde militantes da Frente Para a Vitoria (da ex-presidenta Cristina Kirchner) entregaram uma carta de apoio a Dilma e a Luiz Inácio Lula da Silva. Os brasileiros, que se auto convocaram pelas redes sociais, levavam cartazes e gritavam: “Não vai ter golpe”.

A mineira Denise de Fátima Brás disse que participou do ato porque quer combater a corrupção no Brasil, sem colocar em risco da democracia. “Sou a favor da investigação das denúncias de corrupção e quero que os culpados sejam punidos, mas não se faz isso tirando um governo de forma ilegal”, disse.

Segundo ela, as “pedaladas fiscais” que teriam sido cometidas por Dilma “são uma irregularidade praticada por vários governos”, mas “não constituem um crime que justifique um impeachment”. Os argentinos, seguidos pelos brasileiros, marcharam da embaixada do Brasil até o Obelisco, no centro de Buenos Aires. 

20h57 – Brasília (DF)

Após percorrer a Esplanada dos Ministérios, os manifestantes que participam do ato em defesa da democracia e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff em Brasília chegaram ao Congresso Nacional e ocupam parte do gramado em frente ao prédio. Militantes de sindicatos e movimentos sociais se revezam em um grande carro de som em discursos contra o impeachment de Dilma e pela queda do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com a Frente Brasil Popular, organizadora do ato, cerca de 200 mil pessoas participaram da manifestação. 

20h55 – Recife (PE)

No Recife, os manifestantes entoaram a música "Apesar de Você", de Chico Buarque, ao percorrerem as ruas da cidade. O histórico bloco Eu Acho É Pouco marcou presença no evento em defesa da democracia. 

 

 

Publicado por Julieet Farias em Quinta, 31 de março de 2016

  


20h49 – São
 Paulo (SP)

A manifestação contra o impeachment e em defesa da presidenta Dilma Roussef na Praça da Sé começou a se dispersar por volta das 20h de hoje. Desde as 16h, os manifestantes começaram a se reunir no local, onde estão quatro carros de som com bandeiras de diversas entidades.

Os manifestantes carregavam balões gigantes, bexigas vermelhas e faixas com mensagens contra o impeachment. João Souza Neto, metalúrgico de 47 anos, disse que o motivo do protesto de hoje é contra o golpe e pela democracia. "O impeachment é dado quando há responsabilidade e não há nada que configure crime", afirmou.

19h52 – Nova Iorque (EUA)


Em Nova Iorque, nos Estados Unidos um grupo de pessoas também foi às ruas dizer que não vai ter golpe. 

19h35 – Brasília (DF)

Há cerca de uma hora, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) publicou vídeo no seu Facebook, diretamente da manifestação me Brasília, mostrando que o povo foi às ruas e está disposto a resistir ao golpe. 

Publicado por Vanessa Grazziotin em Quinta, 31 de março de 2016

19h32 – Florianópolis (SC)

Milhares de pessoas participam do ato contra o impeachment em Florianópolis, em Santa Catarina. O grupo se reúne em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen). Junto à manifestação, apresentações culturais são realizadas. "Fora Cunha" e "Não vai ter golpe" são as frases mais gritadas pelos manifestantes. 

 


19h26 – Fortaleza (CE)

Em Fortaleza, manifestantes já chegaram ao ponto final da caminhada contra o golpe. O grupo saiu das praças do Carmo e da Bandeira, no Centro de Fortaleza, até a Praça Almirante Jaceguai, nas proximidades do Dragão Mar, por volta das 18h30. Segundo organizadores, cerca 50 mil pessoas participaram da manifestação. A Polícia Militar não informou ainda a estimativa de público. O governador Camilo Santana (foto abaixo), falou durante o ato.

Segundo a Frente Brasil Popular, haverá uma grande manifestação em favor do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff no sábado (2), com a participação do ex-presidente. O ato vai ocorrer na Praça do Ferreira a partir das 9h.



19h20 – Maceió (AL)

Em Maceió, o ato contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff chegou à praça dos Martírios, centro da cidade, por volta das 18h. Na praça, integrantes de grupos de capoeira e batuques se apresentam para o público presente.  A organização estimou a presença de 5 mil pessoas na caminhada. A Polícia Militar e a prefeitura informaram que não vão divulgar estimativas de público.

19h14 – Recife (PE)

Ao contrário do que estava previsto, os manifestantes que participam do ato em defesa da democracia no Recife saíram da Praça do Derby, onde se concentravam, em caminhada até a Praça da Independência, no centro da cidade. O grupo segue pela avenida Conde da Boa Vista gritando palavras de ordem, como “não vai ter golpe”, “se empurrar o Cunha cai”.

19h07 – São Paulo (SP)

Em São Paulo, uma Praça da Sé lotada grita, em peso: "Não vai ter golpe!". De acordo com organizadores, mais de 50 mil pessoas participam do evento. Nas dezenas de faixas espalhadas na praça da Sé estão frases como "impeachment é golpe", "fica Dilma", "não vai ter golpe" e "Aécio golpista, devolva o dinheiro de Furnas". O deputado federal Eduardo Cunha e o juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato, também são alvo do protesto. O vídeo abaixo é de Edgar Bueno, para os Jornalistas Livres.


Publicado por Jornalistas Livres em Quinta, 31 de março de 2016


19h02 – Belo Horizonte (MG)

A Praça da Estação, em Belo Horizonte, concentra cerca de 10 mil pessoas para o Canto da Democracia, contra o golpe. Mais de 10 artistas ainda passarão no palco instalado no local para combater o ataque à democracia. 



 

18h56 – Porto Alegre (RS)

O presidente estadual da CTB e coordenador regional da Frente Brasil Popular, Guiomar Vidor, avaliou, nesta tarde, que o ato em apoio à presidente Dilma Rousseff e contra o impeachment reunia mais de 10 mil pessoas em Porto Alegre. A manifestação, marcada para se iniciar oficialmente às 18h, deverá caminhar pelas principais ruas do Centro da cidade a partir das 19h.

18h54 – Brasília (DF)

Mais cedo, em Brasília, a presidenta da UNE, Carina Vitral, falou sobre a importância de a juventude defender a democracia e dizer não ao golpe.


18h50 – Santiago (Chile)

Na América Latina, diversos países promoveram protestos pela democracia brasileira e contra o golpe. Na capital chilena, Santiago, manifestantes afirmaram que o que se passa no país é, sim, um golpe. E defenderam: Dilma fica! A foto é de Juan-Pablo Pallamar.

18h47 – Natal (RN)

No final da tarde já eram,mais de 30 mil pessoas nas ruas da capital Natal no ato desta quinta.

18h39 – São Paulo (SP)

A torcida corintiana marca presença na manifestação em São Paulo e avisa: Não vai ter golpe!

18h30 – Londres (Inglaterra)

Em Londres, brasileiros enfrentaram nesta quinta um frio de 7°C para lutar pela democracia no seu país. A manifestação foi em frente à Embaixada do Brasil. Teve música contra ditadura, batucada e gritos do povo. Lideranças locais do movimento latino-americano também compareceram. As fotos são de Katucha Bento e Manoela Afonso.

18h21 – Berlim (Alemanha)

O cineasta Karim Ainouz denuncia o caráter sexista do golpe em ato diante do Portal de Brandenburgo em Berlim.


Publicado por Jornalistas Livres em Quinta, 31 de março de 2016


18h20 – Barcelona (Espanha)

Manifestação pela democracia no Brasil toma as ruas de Barcelona na tarde desta quinta (31).

18h15 – Paris (França)

O pato amarelo da Fiesp virou piada no mundo todo. Na manifestação realizada em Paris, em defesa da democracia, ele estava lá, lembrando que a Fiesp também apoiou o golpe de 1964. as fotos são de Daniel Vasques e Flor Poznanski, Via Jornalistas Livres.

18h12 – Brasília (DF)

MST inicia marcha contra o golpe e pela democracia em Brasília

 

 


Publicado por Jornalistas Livres em Quinta, 31 de março de 2016

18:00 – Brasília (DF)

Manifestantes de todo o Brasil se concentram, desde o início da tarde, no Estádio Nacional Mané Garrincha em um ato em defesa da democracia e contrário ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Os manifestantes dão início a uma caminhada que seguirá até o Congresso Nacional.

“O que queremos é barrar esse golpe porque sem crime de responsabilidade esse impeachment é golpe. Em relação às pedaladas, trata-se de remanejamento de recursos públicos, que é feito por todos os governos nas esferas federal, estadual e municipal. Portanto nada tem a ver com qualquer desvio de recursos. Está muito claro para cada vez mais pessoas que o que acontece é que quem perdeu a eleição não tem espírito republicano nem democrático. Este é o papel histórico de entidades como a Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo], entidade que sempre agiu contra a classe trabalhadora, arrancando sangue e a mais valia e sem dar retorno justo ao trabalho”, disse a representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Frente Brasil Popular, Janeslei Aparecida de Albuquerque.

 

17h55 – Berlim (Alemanha)

O mundo se une contra o golpe. Em Berlim também tem mobilização pela democracia. Na foto abaixo, os manifestantes diante do histórico Portão de Brandenburgo. 

17h53 – Paris (França)

Debaixo de chuva, em Paris o grito de luta e alegria na tarde deste 31 de março é um só: "Não vai ter golpe".


17h44 – São Paulo (SP)

 

Em São Paulo, estudantes, militantes de partidos, de movimentos sociais e famílias se reúnem na Praça da Sé para o grande ato paulista em Defesa da Democracia.


17h34 – Imperatriz (MA)

Os manifestantes começam a chegar na praça de Fátima, na cidade maranhense de Imperatriz, para participar do Ato pela Democracia.

17h33 – Maceió (AL)

Mais de cinco mil pessoas tomam a Rua do Sol, em Maceió, para mostrar que "vai ter luta" para barrar o Golpe, gritam os manifestantes.

17h28 – Garanhuns (PE)

A mobilização contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff movimenta as ruas de Garanhuns, terra natal do ex-presidente Lula, no Agreste de Pernambuco. Com a participação de movimentos sociais e de populares, o protesto teve como ponto de partida o Parque Euclides Dourado.


17h00 – Brasília (DF)

Maria de Fátima Araújo de Morais, 58, participa de ato em Brasília e afirma: "Eu vivi sob uma ditadura que prometia acabar com a corrupção. Agora, estamos na iminência de outra. Eu prometi a mim mesmo que não vou viver em outra ditadura."

16h55 – Coimbra (Portugal)

Brasileiros que vivem em Coimbra também realizaram nesta quinta mobilização contra o golpe. Diversas cidades do exterior promovem atos nesta sexta-feira em defesa da democracia.

16h50 – Fortaleza (CE)

Manifestantes já se concentram na Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza, para protesto em defesa da democracia e do governo Dilma Rousseff. Após a concentração, os participantes vão caminhar até a Praça Almirante Jaceguai, nas proximidades do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.



16h39 – Salvador (BA)

Em ato público, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – BA), realizado nesta quinta (31), cerca de 80 juristas apontaram a necessidade de avançar nas lutas em defesa da democracia e contra o golpe.

Tendo como base o atual cenário político e a influência da parcela conservadora e reacionária do poder judiciário, foi apontada a necessidade de construir linhas de atuação em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

16h28 – São Paulo (SP)

Milhares de pessoas já estão concentradas na Praça da Sé, na cidade de São Paulo, para o ato desta quinta-feira. Segundo os organizadores, o local do ato é simbólico por ter sido palco das lutas pelas Diretas Já.



15h50 – Cajazeiras (PB)

De acordo com organizadores, 1200 manifestantes se concentraram em frente à Câmara de Vereadores, por volta das 8h. Eles cobraram o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e defenderam o mandato da presidenta Dilma e o ex-presidente Lula. O ato foi encerrado por volta das 15h.