Parlamento do Vietnã elege mulher para presidência

O empoderamento da mulher no Vietnã deu outro passo com a eleição nesta quinta-feria (31) de Nguyen Thi Kim Ngan como presidenta da Assembleia Nacional (AN), posto que pela primeira vez é ocupado por uma deputada.

Nguyen Thi Kim Ngan

Kim Ngan foi eleita também titular do Conselho Eleitoral Nacional. A até então vice-presidenta do órgão legislativo sucede Nguyen Sinh Hung, liberado desses cargos ontem.

A líder parlamentar nasceu em 12 de abril de 1954 na Comuna de Chau Hoa, distrito de Giong Tom, no território de Ben Tre, ao norte, onde desempenhou diferentes funções nos órgãos estatais de 1975 a 1995 e foi representante do Conselho Popular Provincial de 1991-1995.

A integrante da AN desde 2007 foi também secretária do Comitê Partidário na província de Hai Duong, de setembro de 2002 a fevereiro de 2006.

Licenciada em Finanças e com mestrado em Economia, a membro do Partido Comunista do Vietnã (PCV) desde 1981 e de seu Birô Político nos mandatos 11º e 12º (atual), foi também vice-ministra da especialidade em que se graduou e de Comércio, assim como titular do Ministério do Trabalho, Inválidos de Guerra e Assuntos Sociais.

Fonte: Prensa Latina