Parlamentares manifestam interesse em parceria entre Brasil e alemães
“É importante ver no local como o país funciona, quais são os acontecimentos reais neste país e o que se passa por trás das notícias que são veiculadas nos jornais e na televisão. Só assim podemos saber o que acontece, de fato, e quais as perspectivas futuras”. Com estas palavras, Manfred Zöllmer, deputado alemão e chefe da delegação parlamentar, abriu a reunião na Comissão de Relações Exteriores (CREDN) durante visita ocorrida, esta semana, em Brasília.
Publicado 08/04/2016 14:04
Jô Moraes (PCdoB-MG), presidente da comissão, que recebeu a comitiva de parlamentares alemães, destacou três aspectos importantes da visita. “Em primeiro lugar, gostaria de lembrar o laço histórico que nós temos entre o Brasil e a Alemanha e, particularmente, que eu tenho por ser de uma corrente política que teve nos filósofos e teóricos alemães uma grande referência”.
“Em segundo lugar, gostaria de frisar que qualquer que seja o desfecho deste momento político/econômico, está no nosso horizonte a intensificação das parcerias com a Alemanha, particularmente na área de inovação tecnológica e, especialmente, na área de educação”, continuou.
Jô afirmou ainda que o Brasil tem atualmente um atraso no seu desenvolvimento industrial que aponta para a necessidade de se intensificar os investimentos nesta área, em especial na indústria da defesa, pois é uma das mais importantes para acelerar a incorporação de novas tecnologias.
A presidente da Comissão falou ainda da necessidade de se desenvolver tecnologia para a área ambiental, onde a Alemanha tem grande expertise e poderia oferecer uma parceria de destaque para o Brasil.
Jô Moraes explicou aos colegas alemães que o Brasil é uma república federativa de construção complexa: “É um enorme país, com 27 unidades federativas e um grau de centralização política e, sobretudo, financeira, muito grande, mas temos muita confiança nas instituições democráticas”, finalizou.