Final da CPI do Assassinato de Jovens reunirá autoridades e ativistas 

A CPI do Assassinato de Jovens aprovou nesta terça-feira (12) requerimento do relator, Lindbergh Farias (PT-RJ), que convida integrantes de movimentos sociais e autoridades ligadas ao governo e ao Ministério Público para acompanharem a apresentação do relatório final. A reunião está marcada para o dia 26 de abril, segundo informou a presidente da CPI, Lídice da Mata (PSB-BA). 

CPI ouve em MG sugestões de combate à violência contra negros

O objetivo de Lindbergh com o lançamento público do relatório é incrementar o trabalho da CPI. "O prazo previsto não se consubstanciou suficiente para as ações necessárias ao bom termo dos trabalhos. Para enfrentamento dessa questão o Senado pode contribuir chamando à discussão, especialistas, pesquisadores, familiares de vítimas, experiências bem sucedidas, permitindo o fechamento do relatório", afirmou.

Foram convidados Rodrigo Janot, procurador-geral da República; Eugênio Aragão, ministro da Justiça; Nilma Gomes, ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; o jornalista Caco Barcellos; o rapper Emicida; a escritora Sueli Carneiro, diretora do Geledés (Instituto da Mulher Negra); além de conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, dentre outros.

Também foram chamados a acompanhar a apresentação deste relatório final representantes da Anistia Internacional, do movimento Mães de Maio (de jovens assassinados por forças policiais) e de diversos Conselhos Nacionais ligados ao tema.

"O Brasil é um dos países campeões nos homicídios de jovens, recordista no mapa mundial da violência. Tal situação é inconcebível", argumentou Lindbergh em seu requerimento.